Autocuidado

Top 3 combos de suplementação que aceleram seus resultados no treino

Top 3 combos de suplementação que aceleram seus resultados no treino

Se você está treinando com foco e disciplina, mas sente que seu desempenho poderia ser ainda melhor, este artigo é para você. A boa notícia é que alguns suplementos, comprovadamente eficazes, podem turbinar seus resultados com segurança. Confira quais são os top 3 combos de suplementação para acelerar seus resultados nos treinos, aumentando sua força, resistência e recuperação muscular.

1. Combo de força explosiva: Creatina + Cafeína

Recomendado para: musculação, crossfit, HIIT e esportes de explosão.

Quando o assunto é força e disposição nos treinos, os suplementos mais estudados do mundo são creatina e cafeína, especialmente para melhorar o desempenho em atividades de alta intensidade e curta duração. A creatina atua como uma reserva rápida de energia nos músculos, aumentando os níveis de fosfocreatina, o que permite a regeneração de ATP, a molécula que fornece energia imediata para contrações musculares. 

A cafeína potencializa os efeitos da creatina ao atuar no sistema nervoso central, aumentando o estado de alerta, o foco e a motivação durante os treinos. Além disso, ela reduz a percepção de esforço, o que permite que você se esforce mais sem sentir tanto cansaço. Estudos mostram que doses de 3 a 6 mg/kg de peso corporal, consumidas cerca de 30 a 60 minutos antes do treino, são suficientes para obter esses efeitos. Quando combinadas, creatina e cafeína formam um verdadeiro impulso duplo de energia e desempenho, ideal para quem busca evolução rápida nos treinos de musculação, crossfit, HIIT ou esportes de explosão.

Ao suplementar creatina diariamente e a cafeína de 30 a 60 minutos antes do treino, é possível realizar mais repetições com carga, melhorar o desempenho em treinos explosivos e ajudar no ganho de massa muscular. A suplementação diária com 3 a 5g de creatina é considerada segura e eficaz para a maioria das pessoas. Apenas 2 unidades do dado de brigadeiro da Super Nutrition já entrega essa dose diária com um sabor delicioso.

A crença de que não deve-se misturar cafeína com creatina já foi desmistificada pela ciência. Esta crença surgiu a partir de estudos antigos, como o de Vandenberghe et al. (1996), que sugeriram que a cafeína poderia anular os efeitos positivos da creatina. No entanto, pesquisas mais recentes mostram que essa interação negativa não é conclusiva, e que a combinação pode ser eficaz quando bem planejada, considerando doses e horários adequados. Hoje, muitos atletas utilizam as duas substâncias juntas com ótimos resultados em força, foco e performance.

2. Combo de resistência e disposição: Beta-Alanina + Cafeína

Recomendado para: treinos de resistência, funcional, spinning, lutas e cardio intenso.

Este combo é ideal para quem busca melhorar a resistência muscular, aumentar a disposição e reduzir a fadiga em treinos de média a longa duração. A beta-alanina é um aminoácido que eleva os níveis de carnosina nos músculos, uma substância responsável por tamponar os íons de hidrogênio que se acumulam durante o exercício intenso. Esse acúmulo está associado à queimação e à fadiga muscular. Ao reduzir essa acidificação, a beta-alanina ajuda o corpo a suportar mais tempo de esforço contínuo, tornando-se aliada em atividades como corrida, circuitos e lutas.

A cafeína, por sua vez, entra como aliada da disposição e desempenho neuromuscular. Sua ação estimulante no cérebro melhora a concentração e a capacidade de tomar decisões rápidas, além de aumentar o limiar de dor e cansaço. Isso significa que você consegue manter o ritmo por mais tempo, com menos percepção de esforço. Esse combo é eficiente para treinos em que o desempenho mental e físico precisam andar juntos, como provas de endurance, treinos intervalados ou desafios físicos prolongados. Utilizar beta-alanina diariamente e cafeína estrategicamente antes dos treinos pode levar sua resistência e performance para novo nível.

3. Combo de recuperação e construção muscular: Whey Protein + Creatina

O combo de whey protein e creatina é um clássico da suplementação esportiva e não é à toa. O whey protein é uma proteína muito completa em aminoácidos essenciais como a leucina, que atua diretamente na ativação da síntese proteica muscular. Ele pode ser um grande aliado para reparar os danos causados durante o treino, construir novas fibras musculares e promover recuperação eficiente. Consumir whey protein ajuda a garantir um aporte proteico adequado para quem treina com foco em hipertrofia e definição muscular. O melhor é que você pode suplementar em uma barra proteica com o sabor de chocolate brando e cookies.

A creatina complementa o whey ao atuar no aumento de força, volume e resistência muscular, além de promover uma melhor resposta adaptativa ao treino de resistência. Com essa combinação, o corpo está mais preparado para treinar forte e se recuperar mais rápido, o que reduz a fadiga e o risco de lesões. Juntas, essas duas suplementações formam a base ideal para quem busca resultados com consistência e segurança.

Recomendado para: ganho de massa muscular, definição corporal, performance física e mental.

O uso dos suplementos alimentares deve ser individualizado e orientado por um profissional da saúde. Isso é especialmente relevante para substâncias como a cafeína e a beta-alanina, que podem ter efeitos distintos conforme o metabolismo, o tipo de treino e os objetivos de cada pessoa. Lembre-se que a base é essencial para que os suplementos desempenhem seus efeitos benéficos. Uma nutrição equilibrada, aliada a um treino individualizado e períodos adequados de descanso, quando aliados a suplementos alimentares, ajudam o seu corpo a responder mais rápido, com mais energia, recuperação eficiente e evolução.

Artigo escrito por:

Andry Pedroso

CRN10 8062

Nutricionista e Consultora Técnica Desinchá e Super Nutrition

Referências científicas:

  1. ANTÓNIO, J.; PEREIRA, F.; CURTIS, J.; ROJAS, J.; EVANS, C. The Top 5 Can’t-Miss Sport Supplements. Nutrients, v. 16, n. 19, p. 3247, 2024. Multidisciplinary Digital Publishing Institute. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2072-6643/16/19/3247>. 
  2. PEELING, P.; CASTELL, L. M.; DERAVE, W.; et al. Sports Foods and Dietary Supplements for Optimal Function and Performance Enhancement in Track-and-Field Athletes. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, v. 29, n. 2, p. 198–209, 2019. Human Kinetics. Disponível em: <https://journals.humankinetics.com/downloadpdf/journals/ijsnem/29/2/article-p198.pdf>.
  3. RODRIGUEZ, N. R.; DI MARCO, N. M.; LANGLEY, S. American College of Sports Medicine position stand. Nutrition and athletic performance. Medicine and Science in Sports and Exercise, v. 41, n. 3, p. 709–731, 2009. Med Sci Sports Exerc. Disponível em: <https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/19225360/>.
  4. BIRD, S. P.; NIENHUIS, M.; BIAGIOLI, B.; DE PAUW, K.; MEEUSEN, R. Supplementation Strategies for Strength and Power Athletes: Carbohydrate, Protein, and Amino Acid Ingestion. Nutrients, v. 16, n. 12, p. 1886, 2024. Multidisciplinary Digital Publishing Institute. Disponível em: <https://www.mdpi.com/2072-6643/16/12/1886>. 
Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também