Emagrecimento

Tipos de jejum intermitente: qual o melhor pra você?

Tipos de jejum intermitente: qual o melhor pra você?

Por que todo mundo fala de jejum intermitente? Nossa suspeita é que ele se tornou tão popular pelos benefícios que pode trazer. Pois bem! Nós já conceituamos essa estratégia (ou estilo de vida para alguns), que possui inúmeras variações. Seja semanalmente ou uma vez no mês, essa prática pode trazer muitos benefícios para quem se adapta à estratégia. Mas você sabia que existem alguns tipos de jejum intermitente? Que não basta fechar a boca por tantas horas e pronto? 

Ah! Em qualquer uma delas, é imprescindível ter acompanhamento de um profissional da saúde, ok?

Vamos aos tipos de jejum intermitente agora.

Protocolo 16/8 

O Protocolo 16/8 é um dos tipos mais populares, além de ser uma forma de alimentação restrita por tempo. Também conhecido como Protocolo Leangains, método popularizado por Martin Berkhan, especialista em fitness. Nele, o interessado deve jejuar diariamente por 14 a 16 horas, com uma janela alimentar restrita, de a 8 a 10 horas. Dentro da janela, é permitido se alimentar em 2, 3 ou mais refeições.  

Para quem não come nada após o jantar e não se importa em pular o café da manhã, é uma ótima dieta. Basta parar de comer às 20h e voltar a comer às 12h do dia seguinte para completar 16 horas de jejum. As 8 horas de sono serão fundamentais, portanto. 

Uma boa dica para mulheres que adotam esse tipo de jejum intermitente é realizá-lo entre 14 a 15 horas. Os resultados são melhores com jejuns um pouco mais curtos.  

Se você é do tipo que morre de fome pela manhã ou que ama tomar café da manhã, esse método pode ser mais difícil. Mas, se ajudar, é permitido beber café e outras bebidas não calóricas, e não adoçadas durante o jejum. Outra opção é pular o jantar, e tomar seu café da manhã normalmente!

Para aqueles que gostam de atividades físicas, o próprio Martin Berkhan recomenda o uso de suplementos antes ou durante o treino em jejum. Isso ajudaria a manutenção muscular. 

E, por fim, vale a mesma ressalva feita aos demais tipos de jejum intermitente: consuma alimentos saudáveis na sua janela de alimentação. Uma dieta low carb é uma boa ideia, pois aumenta a saciedade. 

Dieta 5:2 

Outro tipo muito popular é a Dieta 5:2, criada pelo Dr. Michael Moseley. De forma simples, a pessoa realiza o jejum intermitente 2 vezes na semana. Mas não é um jejum absoluto. Durante as 24 horas em jejum, é permitido comer 500 calorias (mulheres) ou 600 calorias (homens). Nos outros 5 dias restantes, a pessoa se alimenta normalmente.  

Para tornar os dois dias de jejum mais suportáveis, é possível distribuir as calorias em duas refeições. Evite dividir em mais, porque os benefícios diminuem. Mas fique atento aos tipos de alimentos consumidos durante a prática. Prefira alimentos que oferecem prolongada sensação de saciedade.  

Entre os benefícios deste tipo de jejum, estão a melhoria do reparo do DNA e da função cerebral, o aumento do controle de gordura, e a normalização do nível de açúcar no sangue e do colesterol. 

Dias alternados 

A definição mais comum desse termo, é aquela que alterna um dia de jejum com um dia de alimentação normal. É a Dieta 1:1. Nos dias de “jejum”, a pessoa também pode se alimentar com uma pequena refeição de 500 calorias. O protocolo 16/8 também se encaixa na definição de dias alternados.

A Dra. Krista Varady, autora do livro “The Every Other Day Diet”, é a autoridade no assunto de jejum intermitente em dias alternados. Suas recomendações para essa dieta são simples: 

Os principais benefícios dessa dieta é a melhora da saúde cardíaca, diminuição da resistência à insulina e longevidade, além do controle do acúmulo de gordura ruim no corpo. No entanto, é uma das dietas mais difíceis de realizar. Antes de fazer o jejum, converse com seu nutricionista. 

Dieta do guerreiro 

Desenvolvida e popularizada por Ori Hofmekler, esse é um dos tipos que merece bastante atenção por parte de quem o adota. É um tipo de alimentação restrita por tempo. A lógica é ficar em jejum parcial por 20 horas e se alimentar dentro da janela de 4 horas, à noite. Durante o jejum, é permitido comer porções pequenas de vegetais crus ou frutas, proteína ou suco fresco. Nas horas de alimentação, opte pelo que é mais saudável também. 

As escolhas alimentares dessa dieta são semelhantes a uma dieta paleolítica. Nela, indica-se a prática de atividade física mesmo durante o jejum. E é aqui que mora o perigo. Para algumas pessoas, a atividade física em jejum pode causar hipoglicemia, desmaios e outras situações. Se você está começando, pegue leve e não faça longos períodos de jejum

Muitos consideram a Dieta do Guerreiro um método pouco eficiente, uma vez que uma fruta pode interromper esse jejum, por exemplo. Por isso, há quem tenha bons resultados com ela e há quem não tenha. É preciso saber calcular os macronutrientes. Quem faz a dieta cetogênica, que contabiliza e restringe os carboidratos, pode se dar melhor. 

Coma-pare-coma (“Eat-Stop-Eat”) 

O último método popular é o “Eat-Stop-Eat”, criado pelo especialista em fitness Brad Pilon. Ele consiste em ficar completamente em jejum por um ou dois dias semanais. São 24 horas sem “quase” nada. Somente bebidas sem calorias são aceitáveis, como café, água com limão, sem açúcar ou adoçante. 

A escolha do “período” do jejum é sua. Do café da manhã para o café da manhã, do jantar para o jantar. Isso não altera o resultado. Esse é um protocolo difícil de ser seguido pelo longo período sem alimentação.   
 

Os diversos tipos de jejum intermitente podem trazer benefícios e malefícios. Isso depende exclusivamente de como cada organismo reage. Enquanto para uns pode ser super difícil, para outros é uma boa estratégia de controle da saúde. Diante disso, o acompanhamento deve ser feito por profissional da saúde, sempre!

Se interessou? Veja nosso post sobre como fazer o jejum intermitente com saúde!

4.4/5 - (8 votos)

Comentários

5 comments

  1. Eu começei a fazer o jejum e para me ajudar com os horários baixei um App. To fazendo Jejum de 14 horas. Perde 3 kg em duas semanas. Este artigo foi muito útil. Vou fazer agora de 16 horas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também