Autocuidado

Suplementação para treino feminino: o que realmente funciona?

Suplementação para treino feminino: o que realmente funciona?

Para mulheres que treinam com regularidade e buscam mais desempenho, energia e definição corporal, a suplementação pode ser uma ferramenta poderosa para acelerar os resultados. Porém, com tantas opções de suplementos, é fundamental entender o que realmente funciona para o treino feminino. Pensando nisso, neste artigo, você irá descobrir qual é a suplementação ideal e com respaldo científico que pode transformar seus resultados.

1. Creatina 

A creatina é um dos suplementos mais estudados e recomendados para quem treina com intensidade. Nas mulheres, sua eficácia também é comprovada, aumentando a força, melhorando o desempenho em treinos de resistência e reduzindo a fadiga muscular. Além disso, seu uso contínuo contribui para a manutenção e ganho de massa magra, sem causar retenção hídrica quando utilizada corretamente. 

O ideal é suplementar entre 3 a 5 gramas de creatina todos os dias, o que equivale a 2 dados de brigadeiro da Super Nutrition. A suplementação de C em um “doce” sem açúcar é uma opção prática e saborosa, que facilita a adesão na sua rotina. Com uma dose precisa e pronta para consumo, é ideal para quem busca melhorar os resultados nos treinos de forma muito versátil.

2. Beta-Alanina 

A beta-alanina atua na formação da carnosina muscular, que reduz a acidez nos músculos durante exercícios intensos. Isso retarda a fadiga e permite treinos mais longos e eficientes. É muito útil para mulheres que praticam musculação, treinos intervalados de alta intensidade (HIIT) ou esportes de endurance e querem aumentar seu nível de resistência muscular.

O Moro Beta da Super Nutrition combina beta-alanina com laranja moro e termogênicos, criando uma sinergia interessante para melhorar o desempenho e estimular a queima de gordura. É uma excelente escolha para mulheres com o objetivo de definição muscular, pois ao mesmo tempo que aumenta a resistência para levantar cargas mais pesadas, ele ajuda a queimar mais calorias.

3. Cafeína

A cafeína é um estimulante natural que atua no sistema nervoso central, aumentando a energia, o estado de alerta e a disposição física. Em mulheres, sua ação pode ser eficaz na melhora da performance aeróbica, na queima de gordura e no aumento da concentração durante os treinos. Porém, sua resposta é individual e deve ser acompanhada por profissionais da saúde.

O Moro Beta contém 100mg de cafeína com 100mg de taurina, trazendo um efeito estimulante e liberação energética mais equilibrada e prolongada durante o treino. muitas mulheres apresentam ansiedade ao suplementar cafeína, por isso, a dose do Moro Beta foi escolhida para melhorar o treino feminino, sem os efeitos indesejados do excesso de estimulantes, como ansiedade.

4. Ômega-3 

Com ação anti-inflamatória, o ômega-3 é um suplemento chave para a recuperação muscular e a proteção das articulações. Além disso, ele favorece a saúde cardiovascular, regula a função hormonal e a saúde emocional. O corpo feminino passa por diversas variações fisiológicas ao longo do mês, por este motivo, a suplementação de ômega-3 é muito indicada, tanto para a saúde, quanto os resultados nos treinos.

O Super Ômega 3 da Desinchá oferece uma versão concentrada e de alta qualidade, que atende tanto às necessidades esportivas quanto às da saúde geral da mulher. É um ótimo complemento para mulheres que praticam exercícios com regularidade e desejam melhorar a recuperação muscular após os treinos. 

5. Whey Protein 

A proteína do soro do leite, conhecida como whey protein, é uma das mais completas em termos de perfil de aminoácidos. É fundamental para a síntese proteica, prevenção de perda de massa magra e melhora da recuperação pós-treino. Além disso, o whey também contribui para o aumento da saciedade, sendo útil em estratégias de emagrecimento.

O Whey protein pode ser facilmente incluído na rotina em shakes e receitas, ou na forma de barra de proteínas. Você já experimentou a Super Protein Bar? Ela tem 14 gramas de proteínas, não contém açúcar e é o lanche perfeito para as mulheres que adoram doce e não querem desviar o foco da dieta.

Esses suplementos podem ser grandes aliados dos treinos femininos, desde que alinhados aos objetivos individuais e outros hábitos saudáveis, como sono de qualidade e alimentação equilibrada. Existem inúmeros estudos científicos comprovando os benefícios da creatina, beta-alanina, cafeína, ômega-3 e whey protein para mulheres que buscam aumentar a força, resistência, energia e melhorar a composição corporal. E você, qual suplemento irá incluir na sua rotina?

Artigo escrito por:

Andry Pedroso

CRN10 8062

Nutricionista, Consultora Técnica Super Nutrition e Palestrante de Alta Performance

Referências Bibliográficas

  1. Azevedo, K., Machek, S. B., Lewis, A. E., Azevedo, W., Willardson, J. M., Pereira, R., & Machado, M. (2022). Creatine Supplementation Improves Muscular Performance without Additional Impact on the Cardiovascular System in Trained Women. Muscles, 1(3), 121–132. Disponível em: <https://doi.org/10.3390/muscles1030013>.
  1. Aguiar, A. F., Januário, R. S. B., Januário, R. S. B., Junior, R. P., Gerage, A. M., Pina, F. L. C., Nascimento, M. A. do, Padovani, C. R., & Cyrino, E. S. (2013). Long-term creatine supplementation improves muscular performance during resistance training in older women. European Journal of Applied Physiology, 113(4), 987–996. Disponível em <https://doi.org/10.1007/S00421-012-2514-6>. 
  1. Murphy, M. J., Rushing, B. R., Sumner, S., & Hackney, A. C. (2022). Dietary Supplements for Athletic Performance in Women: Beta-Alanine, Caffeine, and Nitrate. International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism, 32(4), 1–13. <https://doi.org/10.1123/ijsnem.2021-0176>. 
  1. ANTÓNIO, J.; ROJAS, J.; CURTIS, J.; EVANS, C.; PEREIRA, F. Training, Nutrition, and Sports Supplement Strategies of an Elite Female Masters Cyclist: A Case Study. Research Directs in health sciences, v. 4, n. 1, 2024. Pinnacle Science LC. Disponível em: <https://researchdirects.com/index.php/healthsciences/article/view/115>. 
Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também