Sono

Sono e emagrecimento: qual a relação e como um influencia o outro

Sono e emagrecimento: qual a relação e como um influencia o outro

Dormir é um ato de extrema importância para o nosso corpo, afinal, é nesse momento que o organismo relaxa e várias funções são reguladas. Mas, sabia que um sono ruim influencia em vários aspectos da sua saúde, incluindo o processo de ganho e perda de peso?

Para aprender mais sobre a relação do sono e do emagrecimento, confira esse conteúdo exclusivo e como conseguir se equilibrar para ter um bom descanso durante a noite e manter sua disposição durante o dia. Acompanhe as dicas e tenha uma excelente leitura!

Sono ruim: principais sintomas

Dormir mal não envolve apenas ter poucas horas de sono disponíveis, mas sim sobre o descanso bem aproveitado.

Dentro desse processo, quando o seu sono está ruim, é possível notar alguns sinais que podem servir de alerta, que atrapalham o seu dia, inclusive no processo de reeducação alimentar e perda de peso. Confira alguns sintomas de um sono ruim:

Problemas de memória

Esquecer de algo é comum no dia a dia, no entanto, esse é um processo muito ligado ao sono ruim. Durante esse tipo de descanso, o cérebro processa todas as informações que foram adquiridas durante o dia e transforma tudo isso em uma memória de longo prazo.

Ou seja, ao dormir mal, o cérebro não consegue realizar as fases do sono REM da maneira adequada, comprometendo a memória de curto e longo prazo. Isso pode ser prejudicial em vários âmbitos, incluindo as simples tarefas.

Pouca produtividade

Outro sinal causado pelo sono mal aproveitado é a baixa produtividade. Com a memória comprometida, a concentração também é afetada, o que gera desatenções constantes e torna difícil manter-se motivado nas atividades que precisam ser executadas.

Diminuição do controle emocional

A privação de um bom sono influencia bastante no controle emocional, o que pode resultar em um comportamento mais explosivo e agressivo, afetando suas relações pessoais e até profissionais.

Ganho de peso

Outro sinal que pode indicar que você não está dormindo bem é o ganho de peso. Diante desse cenário de um sono ruim, é comum que haja menos disposição para exercícios e uma alimentação mais desregulada, comendo exageradamente, sem uma dieta alimentar definida.

Relação de sono e peso

Além da alimentação, o sono e o peso tem uma relação muito mais aprofundada do que parece.

Dormir pouco ou com uma qualidade ruim, sem nenhum tipo de descanso de fato, afeta principalmente as funções endócrinas do corpo, que desregula a produção de grelina, leptina e outros hormônios importantes para o funcionamento pleno do organismo.

Um sono de qualidade ajuda também a diminuir o estresse, reduzindo o nível do cortisol. Inclusive, esse hormônio é responsável por aumentar o apetite, que pode ocasionar o ganho de peso e atrapalhar o seu processo de emagrecimento.

Segundo um estudo de Harvard, pessoas que dormem menos de 5 horas por noite, tem uma forte tendência a desenvolver problemas de peso comparado a quem dorme de 7 a 8 horas.

É ideal dormir bem para avançar no processo de emagrecimento e atingir as suas metas pessoais, mantendo a saúde do corpo e da mente.

3 benefícios de dormir bem que são refletidos no corpo

Para entender os benefícios de dormir bem para o seu corpo e perda de peso equilibrada, confira algumas vantagens:

Melhora o estresse

Sabia que a adrenalina e o cortisol, os hormônios produzidos durante um pico de estresse, são prejudiciais para o seu sono e emagrecimento? 

Essas substâncias aumentam a falta de sono e ainda:

Por isso, descansar e regular o seu sono é essencial para a saúde mental e física!

Te deixa com mais disposição

Quer ter mais disposição para realizar atividades físicas e manter uma rotina saudável? Durma melhor! Com um descanso pleno, é possível acordar entusiasmado com a rotina de exercícios e mais empolgado para realizar suas tarefas diárias.

Regula a produção de grelina, leptina e do hormônio do crescimento

A grelina é um hormônio essencial para a digestão, atuando também no estímulo da fome e do apetite, sendo regulada durante o sono. Quando você dorme menos do que deve, essa substância é produzida em uma quantidade maior do que o necessário, aumentando a fome e interferindo na sua dieta.

Outro hormônio que é liberado e produzido durante o sono é a leptina, sendo responsável pela sensação de saciedade, auxiliando no controle de compulsões alimentares que podem aparecer durante o dia. É sempre importante que o nível de leptina seja maior que o de grelina, evitando grandes descontroles da dieta.

O hormônio do crescimento, chamado também de GH, é essencial para o emagrecimento, também sendo produzido durante o sono. Ele ajuda na manutenção da massa magra, renovação das células do corpo, ajuda no sistema imunológico e promove mais saúde.

Como ter um dia com mais disposição e uma boa noite de sono?

Ao ficar acordado durante longos períodos, com poucas horas de descanso, a sensação de estar com muita fome aumenta gradativamente. É essencial encarar a hora de dormir com a seriedade que ela merece e se possível praticar hábitos que ajudam a potencializar a saúde do sono.

Algumas atitudes simples indicadas para esses casos são:

Mas, além de tudo isso, a Desinchá e a Super Nutrition desenvolveram produtos essenciais para quem quer mais disposição durante o dia e um sono tranquilo durante a noite. Saiba mais sobre os itens ideais para uma performance total!

Conheça o Super Café e o Super Sono!

Para que a sua produtividade e descanso sejam o mais pleno possível, a Super Nutrition criou o Super Café e o Super Sono, suplementos perfeitos para melhorar seu descanso sem atrapalhar as horas de atividades.

Venha ter mais sabor e melhor performance com ingredientes premium ideais para sua rotina, conheça mais sobre o combo super foco!

Ah, você, leitor do blog Desinchá e Super Nutrition, tem um cupom exclusivo para aproveitar todo o site. Adicione o código DESINBLOG no seu checkout e adquira seus produtos com um valor diferenciado!

FONTES

https://www.tuasaude.com/dormir-emagrece

https://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/sleep/

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também