Corpo

Quer queimar gordura? Treinar em jejum pode ser a solução

Quer queimar gordura? Treinar em jejum pode ser a solução

Quer queimar gordura? Treinar em jejum pode ser a solução

Esse é o Hallan, nosso diretor de desenvolvimento de novos produtos, e também um lutador profissional. Não é à toa, então, que é referência aqui na Desinchá quando o assunto é treinos, hacks de nutrição esportiva, e coisas do tipo. Pois bem, também não é de surpreender que a resposta dele, quando perguntado sobre o que fazer para maximizar a queima de gordura, tenha sido: treinar em jejum.

E nem precisa ser um treino pesado, não. Um exercício leve – como uma caminhada – já é suficiente para colocar seu corpo em cetose – quando ele usa aquelas gordurinhas estocadas como fonte de energia. Inclusive isso pode ser AINDA MELHOR do que um treino pesado.

Essa recomendação é compartilhada por Tim FerrisNesse vídeo (minuto 4:21) ele explica que um dos erros que a maioria das pessoas comete quando tenta entrar em cetose é fazer treinos intensos (como musculação), quando na verdade apenas caminhar é muito mais efetivo.

Alguns estudos (como esse aqui) mostram que esse tipo de treino acelera a quebra das células de gordura, e pode potencializar os resultados de quem quer queimar gordura. A explicação é que, depois que você come alguma coisa, você mobiliza seu tecido adiposo, que precisa “lidar com a comida”, e assim o exercício não tem um impacto tão grande.

O resultado? Quem treinou em jejum queimou 2x mais gordura do que o grupo que tomou café da manhã antes de se exercitar. O jejum permite que a gente use as gordurinhas estocadas no corpo como fonte de energia.

Também é interessante notar que, nessa pesquisa, não houve diferença no peso dos participantes, mas na COMPOSIÇÃO CORPORAL deles. Isso quer dizer que eles trocaram gordura por músculos, sem variações significativas na balança.

O motivo disso é que músculos pesam bem mais (e ocupam bem menos espaço) que gordura. Pra você ter uma ideia, olhe a imagem abaixo de duas mulheres com 60kg e composições corporais bem diferentes. 

Duas mulheres com 60kg

Ou vendo o espaço ocupado por 2kg de músculos ou gordura…

2kg de gordura vs 2kg de músculos

Então, quando fazer o treino em jejum? 

 

E quando evitar o treino em jejum?

 

Sim! É mais simples do que parece.

Topa um desafio? Se você quer queimar gordura, te desafio a fazer uma caminhada em jejum pelo menos 3 vezes na semana. Depois conta pra gente quais os seus resultados aqui nos comentários. ?

Desinchá

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também