Nutrição

Saiba o que é alimento in natura e conheça 5 receitas deliciosas!

Saiba o que é alimento in natura e conheça 5 receitas deliciosas!

Nos últimos tempos, o consumo de alimentos processados e ultraprocessados cresceu consideravelmente. Para termos uma noção, apenas na América Latina o consumo de ultraprocessados aumentou 50% em 13 anos. Nesse cenário, saber o que é alimento in natura se torna uma maneira de cuidar da saúde

Isso porque, os processados e ultraprocessados têm adição de sal, açúcar, gorduras e outros ingredientes que não são saudáveis. Então, se você quer conhecer mais sobre os alimentos in natura e ainda descobrir ótimas receitas, continue acompanhando o artigo!

O que é alimento in natura?

De acordo com Guia Alimentar para a População Brasileira, os alimentos in natura são aqueles “obtidos de plantas ou animais e adquiridos para consumo sem terem sofrido processamento”. Portanto, são alimentos in natura verduras, frutas, ovos, legumes, peixes e carnes

Ou seja, se o cardápio do seu almoço for composto por batatas assadas e frango, será uma refeição com alimentos in natura. Agora, se o seu prato for de batatas assadas e nuggets, já há um alimento ultraprocessado na sua refeição.

5 receitas com alimentos in natura

O aumento do consumo de processados e ultraprocessados é multifatorial. Para quebrar essa lógica, é preciso ter um pouquinho de dedicação e paciência para montar um cardápio saudável e saboroso.

A fim de ajudar você nessa jornada, separamos algumas receitas bem simples, muito nutritivas e sem nada de processados ou ultraprocessados. Confira:

Salada de aspargos com tomate cereja

Começamos nossa lista com uma deliciosa receita: a salada de aspargos com tomate cereja! Os ingredientes para essa salada são bem simples. Você só vai precisar de: 

Para prepará-la, basta refogar os aspargos e juntá-los ao prato com as folhas e o tomate cereja. Por fim, é só adicionar o gergelim e temperar a gosto. 

Ceviche

O ceviche é uma receita tradicional da culinária peruana. Feito à base de peixe, tudo o que você precisa para montar esse prato é de:

Depois, é só reunir os alimentos in natura, cortar o peixe em cubos, misturar os ingredientes em um bowl e prontinho!

Salada de rabanete e abobrinha

Você já pensou que combinação incrível pode ser uma salada de rabanete com abobrinha? Leve, saborosa e muito nutritiva, essa receita exige apenas:

A preparação dessa salada é tão simples quanto os seus ingredientes. Você só precisa lavar as folhas de rúcula, picar os ingredientes, misturá-los e temperar com sal e azeite a gosto.

Wrap de couve

Versátil, um wrap de couve cai bem em diversas situações. Os ingredientes são:

Nessa receita, o wrap é recheado com frango, mas você é livre para substituir esse ingrediente por outros alimentos in natura. Experimente, por exemplo, rechear o seu wrap com guacamole, grão de bico ou qualquer outro alimento fresco. 

Sorvete de abacate com banana

Para encerrar nossa lista, uma sobremesa. As frutas sempre são uma excelente opção de alimento in natura e podem ser transformadas em sorvete sem precisar de outros ingredientes. 

E se você quer conhecer uma receita muito leve e saborosa, precisa conhecer esse sorvete de abacate com banana

Os ingredientes para prepará-lo são:

E sabe qual a melhor maneira de acompanhar qualquer uma dessas receitas com alimentos in natura? É claro, com o seu Desinchá favorito! 

Agora que você conheceu o que é alimento in natura e aprendeu as receitas, comece a trazer essas delícias para a sua alimentação. Os resultados são incomparáveis!

3.9/5 - (143 votos)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também