Nutrição

Descubra o que é o ácido fólico e seus benefícios para a saúde

Descubra o que é o ácido fólico e seus benefícios para a saúde

O complexo B é um conjunto de vitaminas muito importante para o funcionamento do corpo humano. Um dos nutrientes que faz parte desse grupo é o ácido fólico, a vitamina B9. Mas, você sabe o que é o ácido fólico?

Nesse conteúdo, vamos te contar mais sobre essa substância, falar sobre seus benefícios, dose recomendada e quais os alimentos ricos em ácido fólico que são essenciais para uma boa dieta. Confira!

O que é ácido fólico?

Assim como a maioria das vitaminas do complexo B, o ácido fólico possui muitos nomes. Podendo ser chamado de folato ou metilfolato, esse nutriente é extremamente importante para o funcionamento de células e proteínas, atuando também na produção das hemácias.

As principais funções do ácido fólico são:

Durante a gravidez, o ácido fólico é essencial para o desenvolvimento fetal e a formação do tubo neural. Dessa forma, muitos obstetras e nutricionistas recomendam a adição de ácido fólico nas dietas das mamães desde o início do período gestacional.

Além disso, o ácido fólico é essencial para uma alimentação balanceada. Quando ingerido na dosagem correta, oferece muito mais saúde para você!

Quantidade recomendada

Presente em diversos tipos de alimento, a quantidade recomendada de ácido fólico pode ser alterada de acordo com a idade e sexo. Acompanhe:

IdadeQuantidade recomendada*
0 a 6 meses65 mcg
7 a 12 meses80 mcg
1 a 3 anos150 mcg
4 a 8 anos200 mcg
9 a 13 anos300 mcg
14 anos ou mais400 mcg

*quantidade em microgramas

No caso de mulheres grávidas ou em período de amamentação, os números relativos a quantidade de ácido fólico também mudam:

Benefícios do ácido fólico

O ácido fólico traz muitos benefícios para o organismo, sendo um dos principais a sua importância para manter a saúde cerebral e até melhorar o humor. Também ajuda a proteger o sistema circulatório, além de cuidar da pele, unhas e cabelos. Ou seja, apostar na vitamina B9 é escolher ter mais saúde e bem-estar!

Onde encontrar o ácido fólico?

A principal forma de melhorar os níveis de ácido fólico no organismo é pela alimentação. Confira os principais alimentos que são recheados de vitamina B9:

Vegetais verde-escuros

Os vegetais com coloração verde escura possuem em sua composição o ácido fólico. Adicionar itens como couve, espinafre, quiabo e aspargos na sua rotina alimentar ajudará a aumentar a quantidade de vitamina B9 no organismo.

O melhor de tudo é que existem muitas receitas com esses ingredientes e você pode começar criando saladas, refogados e o que o seu gosto pessoal preferir com novos vegetais!

Grãos e sementes

Ervilhas, lentilhas, grão de bico, feijão são outros alimentos repletos de ácido fólico e podem ser consumidos de diversas formas. Sopas e saladas são ótimas para conter a quantidade de vitamina B9 diária.

Nozes e castanhas

Outros tipos de alimentos que podem servir como aperitivos ou lanche da tarde são nozes, castanhas, amendoim e amêndoas. Essas oleaginosas também são ótimas com outros complementos e com certeza trarão saciedade.

Produtos da Desin!

Aqui na Desin, você também encontra alguns itens muito gostosos que contém ácido fólico e ainda te ajudam a ter mais energia: o Desincoffee e a Desin Gummy Hair & Skin!

Disponível nos sabores chocolate belga, caramelo com flor de sal e baunilha e avelã, o Desincoffee é uma excelente forma de aumentar a vitamina B9 em seu corpo e ainda turbinar o seu dia, com uma formulação exclusiva.

Se você quer ainda mais disposição para as tarefas e até para o seu treino, você também encontra uma outra versão do nosso bulletproof coffee, o Desincoffee Extreme Energy.

Além deles, a Desin Gummy Hair & Skin é um produto incrível para melhorar a saúde dos seus cabelos, pele e unha. Além de conter o ácido fólico, nessa gummy você encontra várias outras vitaminas ideais para o seu corpo!

Acesse o site da Desin e conheça toda a linha de nutrição, ideal para melhorar a sua saúde de um jeito prático e simples!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também