A Laranja Moro tem ganhado destaque como um alimento que potencialmente facilita o emagrecimento e a redução da gordura abdominal. Mas será que essa afirmação é verdadeira? Para esclarecer essa dúvida, a Andry Pedroso, Nutricionista e Consultora Técnica da Desinchá, explicará como a Laranja Moro pode influenciar o metabolismo e a queima de gordura.
O que é Laranja Moro?
A Laranja Moro (Citrus sinensis) é uma variedade de laranja avermelhada, comumente cultivada nas proximidades do Vulcão Etna, na Sicília, Itália. Conhecida também como Laranja Sanguínea, ela se tornou popular por ser altamente antioxidante e anti-inflamatória.
A coloração vermelha da laranja moro é resultado da presença de antocianinas, pigmentos naturais que agem como potentes antioxidantes, combatendo o estresse oxidativo e aumentando a saúde em geral. Além disso, a Laranja Moro possui uma quantidade maior de vitamina C e compostos fenólicos em comparação com as laranjas comuns.
A Laranja Moro é rica em diversos compostos benéficos para a saúde, como:
Pesquisas científicas associam essas substâncias a efeitos anti-inflamatórios e benefícios no tratamento de condições como diabetes, obesidade, câncer, doenças cardiovasculares, hepáticas, renais e neurodegenerativas. Mas será que a Laranja Moro realmente emagrece?
Laranja Moro emagrece? Entenda
Quando pensamos em emagrecimento, precisamos considerar alguns fatores como consumo calórico na dieta, exercícios físicos e sono, antes de pensar em suplementos para auxiliar no emagrecimento. Porém, evidências científicas indicam que sim, a Laranja Moro pode ser uma grande aliada no processo de emagrecimento.
O extrato de Laranja Moro é rico em cianidina-3-glicosídeo (C3G) que é uma antocianina capaz de ajudar a reduzir o acúmulo de gordura corporal e melhorar a composição corporal, quando associado a uma dieta hipocalórica (baixa em calorias) e uma rotina ativa de exercícios físicos.
Além desses benefícios, as antocianinas da Laranja Moro podem reduzir a inflamação do tecido de gordura e melhorar a biogênese mitocondrial, ou seja, produzir mais mitocôndrias que são “motores” para as células, favorecendo a queima de gordura por meio da via AMPK.
O extrato de Laranja Moro já foi associado em estudos recentes à melhora significativa da composição corporal, reduzindo o peso, o percentual de gordura, o Índice de Massa Corporal (IMC) e as circunferências da cintura e do quadril. Por seus benefícios, a Laranja Moro pode ser uma grande aliada no emagrecimento saudável quando associada a outros hábitos saudáveis. Busque sempre o auxílio do seu nutricionista para seguir orientações personalizadas para sua rotina.
Artigo escrito por:
Andry Pedroso | CRN10 8062
Nutricionista e Consultora Técnica Super Nutrition & Desinchá
Referências Bibliográficas:
Comentários