Hábitos

Lactulose: descubra para que serve esse tipo de substância!

Lactulose: descubra para que serve esse tipo de substância!

Em certos momentos da vida, é normal passarmos por problemas intestinais. Às vezes, uma comida mais forte pode prender o intestino, levando a um quadro de constipação ou prisão de ventre. Mas, como sair desse quadro?

Um dos itens mais recomendados por médicos, é a utilização da lactulose, uma substância que é extremamente eficaz no tratamento da constipação.

Venha conhecer mais sobre esse item nesse artigo exclusivo da Desinblog e ainda veja os melhores alimentos para aliviar o estômago.

Anote nossas dicas e boa leitura!

O que é e para que serve a lactulose?

A lactulose nada mais é do que a versão ativa da lactuluna, um laxante osmótico que ajuda a amolecer o bolo fecal que fica retido no intestino grosso quando ocorre a constipação. A prisão de ventre é um quadro que ocorre com pessoas de todas as idades e deve ser encarada com seriedade.

Segundo pesquisas, a constipação atinge 30% da população do Brasil, sendo mulheres e crianças os grupos mais afetados. Os principais motivos para o desenvolvimento da prisão de ventre podem ser:

Dessa forma, seu tratamento ocorre via oral, por xaropes em frascos ou sachês. A lactulose serve para que haja o restabelecimento das funções normais do intestino, demorando de 2 a 4 dias para fazer o efeito desejado e aliviar dores e desconfortos.

Como ela age no organismo?

Ao entrar no nosso corpo, a lactulose começa a agir no intestino. Graças a ela, há a retenção de água e as fezes vão ficando mais moles e mais fáceis de serem expelidas. Durante todo esse processo, a lactulose possui alguns efeitos colaterais como cólicas, inchaço na região da barriga e flatulência.

Itens para ficar de olho

Por ter uma ação mais lenta, a lactulose precisa ser administrada com atenção. Infelizmente algumas pessoas esperam o resultado imediato desse tipo de medicamento, por isso, é comum tomarem mais do que o recomendado e acabam ficando com diarréia.

Acompanhe quais as contraindicações e qual a dosagem correta dessa substância:

Contraindicações

Antes de começar a tomar a lactulose, é ideal saber quais as contraindicações desse item:

Dosagem

A dosagem ideal da lactulose varia de acordo com a idade, problemas de saúde do paciente e deve ser seguido de acordo com a recomendação médica. É importante lembrar que esse item é um tipo de laxante, por isso, seja fiel a receita e evite outros problemas no intestino.

5 alimentos que ajudam a regular o intestino

Para te ajudar a deixar o intestino funcionando perfeitamente, conheça 5 alimentos que podem ser muito eficazes na hora de soltar a prisão de ventre:

A lactulose serve para melhorar o desconforto do intestino, então, comece hoje mesmo a cuidar melhor da sua saúde!

Gostou das nossas dicas? Continue acompanhando o Desinblog e saiba mais sobre muitas outras substâncias essenciais para o seu bem-estar!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Leia Também