Autocuidado

Entenda a importância da saúde física para a saúde mental

Entenda a importância da saúde física para a saúde mental

Muitas vezes, é comum a falta de atenção ao que não é palpável e está fora do nosso campo de visão – e com a saúde mental não é diferente!

Muito comumente, ela acaba sendo ignorada ou não tida como uma prioridade, o que é um erro. Afinal, a sua mente e o seu corpo são um só, e ambos devem estar sempre saudáveis.

Pensando nisso, você sabia que uma forma de beneficiar tanto o seu corpo quanto a sua mente é a prática de atividade física? A prática regular de exercícios físicos é fundamental para estimular a sua saúde mental.

Estar com a saúde mental em dia é muito importante e um fator decisivo para uma rotina satisfatória. Por isso, incluir a prática constante de exercícios físicos no seu dia a dia pode ser um fator decisivo neste momento.

Hoje, você entenderá o porquê isso acontece e, ainda, conhece algumas dicas de exercícios físicos para praticar e também boas práticas para levar uma vida mais saudável. Boa leitura!

A importância de uma mente saudável

Cuidar da sua saúde vai muito além do que cuidar apenas do seu corpo e da sua saúde física – a saúde da sua mente é tão importante quanto.

Tratar a sua mente pode até ter sido algo negligenciado no passado, mas não mais! Atualmente, a importância de cultivar uma boa saúde mental não é apenas reconhecida, mas algo extremamente importante e encorajado

Afinal, a sua saúde mental influencia em todos os aspectos da sua vida! É ela que dita a maneira como você se relaciona com as pessoas ao seu redor, trabalha, estuda, enfrenta dificuldades, entre tantos outros fatores.

Basicamente, ela é a responsável por te ajudar a gerir a sua vida. Mas, ela não está sozinha nisso! Uma boa saúde mental não é o suficiente – ela precisa estar alinhada a uma boa saúde física também.

Você sabia que manter uma rotina de exercícios físicos pode impactar profunda e positivamente na sua saúde mental? Continue lendo para entender de que maneira isso acontece!

Os impactos da atividade física

Talvez você até já tenha ouvido falar que praticar exercícios físicos pode trazer benefícios para a sua saúde mental – mas você sabe o porquê?

Além de trazer diversos benefícios para a saúde do seu corpo e ajudar a evitar e prevenir o aparecimento de doenças, a prática de exercícios também têm um alto impacto no seu psicológico.

Diversos estudos comprovam que praticar exercícios gera uma liberação de endorfina, o famoso hormônio da felicidade. Isso aumenta o seu bem-estar e sua autoestima, além de fazer com que você se sinta muito mais disposto, animado e menos ansioso.

Tudo isso impacta profunda e fortemente na saúde da sua mente, te auxiliando a viver uma vida mais saudável e mais leve.

Benefícios do exercício físico

Diversos são os benefícios que a prática de exercícios pode trazer para a sua saúde mental. Entre eles, você encontra:

Estes benefícios são fatores extremamente importantes que podem te ajudar a levar uma vida muito mais saudável.

O raciocínio é simples: a prática de exercícios te ajuda a ter uma mente saudável, e uma mente saudável tem vontade de praticar exercício. No final das contas, o ganho é em dobro!

Dicas de exercícios para praticar 

Agora que você entende a importância da atividade física para a saúde mental, não perca mais tempo: você pode começar hoje mesmo a se exercitar e, com isso, melhorar a sua qualidade de vida.

E lembre-se: neste verão, é muito importante proteger a sua pele e o seu corpo do calor ao praticar exercícios, especialmente ao ar livre!

Comece pelo básico

Nada melhor e mais prático do que começar a sua rotina de exercícios pela caminhada!

É um exercício básico e, ao mesmo tempo, muito útil e que gera ótimos resultados. 

O ideal é caminhar todos os dias por, no mínimo, meia hora. Este tempo já é o suficiente para a sua mente sentir os efeitos positivos deste exercício.

Pratique musculação

Se você gosta de ambientes como a academia, a musculação é uma ótima opção para você obter a hipertrofia muscular

O treino de musculação traz diversos benefícios para a sua saúde mental. A concentração para realizar o exercício, combinada com o relaxamento dos músculos ao fim do mesmo, são fatores que, por si só, melhoram a sua saúde mental.

Além disso, pessoas que lidam com a ansiedade podem ser muito beneficiadas com os exercícios de musculação. 

Quer praticar a sua memória?

Andar de bicicleta pode ser uma ótima opção! O ciclismo te ajuda a exercitar a sua memória, além de praticar a sua atenção e sua percepção, tudo enquanto faz o exercício.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Desinchá (@desincha)

Para relaxar, a yoga é uma ótima aliada! 

Este exercício combina a prática da atividade física com o relaxamento, funcionando como uma forma de reduzir a ansiedade e o estresse.

Mas não para por aí: também é uma ótima opção para estimular a sua concentração e te acalmar, fugindo da rotina agitada do dia a dia.

Leia mais sobre os benefícios da meditação e yoga

Outras dicas valiosas para a saúde da sua mente

Apesar da prática de exercícios físicos ser extremamente importante para a sua saúde mental e também física, lembre-se sempre que outros fatores também te ajudam a ter uma mente mais saudável.

Além de criar e manter uma rotina de exercícios físicos, você também deve manter uma alimentação saudável e rica em alimentos ricos em componentes que farão bem para o seu corpo e para a sua mente.

Além disso, manter um sono regulado e dormir a quantidade mínima de 7 horas por dia é um fator muito importante.

Ajuda profissional é muito importante

Apesar de todas as dicas que trouxemos para você serem importantes e extremamente válidas para cultivar um corpo e uma mente saudáveis, também é fundamental a realização de um acompanhamento médico com um profissional especialista.

Cada organismo funciona de uma forma diferente, portanto, ao criar uma rotina alimentar e de exercícios, é importante o contato com profissionais da saúde que podem instruir você e te colocar no melhor caminho!

Além disso, o acompanhamento psicológico e, se necessário, psiquiátrico, é fundamental para manter a sua saúde mental em dia e bem cuidada, garantindo assim uma vida mais feliz e plena.

A Desinchá se preocupa com a sua saúde e bem-estar. Por isso, disponibiliza um cupom exclusivo para leitores do blog. Acesse a loja online Desinchá, coloque no carrinho seus itens favoritos e inclua o cupom DESINBLOG para obter um desconto especial! 

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também