A dieta cetogênica, também conhecida como “dieta keto”, está cada vez mais popular entre os adeptos de um estilo de vida saudável. Ótima para queimar gorduras e promover emagrecimento, ela virou a queridinha do momento.
Está em dúvida de como começar essa mudança na alimentação? Confira este guia completo preparado pela Desinchá e entenda tudo sobre a dieta cetogênica!
Esse tipo de alimentação é uma variação da dieta low carb, que baseia-se em um princípio simples: reduzir a ingestão de carboidratos e aumentar o consumo de gorduras boas.
Com essa mudança na alimentação, o corpo começa a usar a gordura como principal fonte de energia, um processo que é chamado de cetose. Para que isso aconteça, é preciso diminuir os níveis de glicose, a principal fonte de energia do organismo.
Quando os carboidratos são limitados, o fígado começa a produzir corpos cetônicos a partir das gorduras armazenadas, fornecendo energia ao organismo. Isso contribui para a queima de gordura, perda de peso, melhora no desempenho cognitivo e outros efeitos.
A dieta cetogênica tem diversas vantagens que motivam muitas pessoas a adotarem essa estratégia nutricional. Ela é interessante principalmente para quem já é adepto ao estilo de vida saudável, ou então quem está no processo de perder peso e precisa de um boost.
Veja no detalhes os principais benefícios:
A queima de gordura é um dos efeitos mais buscados por quem começa uma dieta keto. Ela acontece quando, ao reduzir drasticamente o consumo de carboidratos, o corpo começa a usar a gordura armazenada como fonte de energia principal para as atividades.
Como o corpo passa a queimar as reservas de gordura, a perda de peso geralmente vem de forma mais rápida e consistente.
Além disso, a cetose reduz a liberação de insulina, um hormônio que favorece o acúmulo de gordura, o que contribui para resultados ainda mais satisfatórios no processo de emagrecimento.
Outro grande benefício da dieta cetogênica é o aumento da saciedade. Isso porque ela contribui para reduzir os níveis do hormônio grelina, responsável por estimular a fome.
Quem segue essa dieta costuma relatar menor necessidade de comer com frequência, ajudando inclusive em questões envolvendo a relação emocional com a comida, como episódios de compulsão alimentar.
Durante a cetose, são produzidos os corpos cetônicos, uma fonte de energia eficiente para o cérebro. Há muitos relatos de maior clareza mental, foco e concentração ao adotar a dieta cetogênica.
Com menos oscilações bruscas nos níveis de açúcar no sangue, o cérebro recebe um suprimento constante de energia, evitando fadiga mental e melhorando o desempenho cognitivo.
A dieta cetogênica é especialmente benéfica para pessoas com resistência à insulina ou diabetes tipo 2.
Ao restringir o consumo de carboidratos, os níveis de glicose no sangue permanecem mais estáveis, reduzindo a necessidade de grandes quantidades de insulina. Isso pode melhorar a sensibilidade à insulina e ajudar no controle glicêmico a longo prazo.
Enquanto a maioria das pessoas baseia sua alimentação em carboidratos, como arroz, pães e massas, ao adotar a dieta keto (ou cetogênica), essa distribuição muda.
Na dieta cetogênica, a composição alimentar segue esta proporção::
Para manter o corpo em cetose, é essencial consumir alimentos ricos em gorduras saudáveis e evitar fontes de carboidratos.
Os principais alimentos consumidos são:
O estado de cetose no corpo é altamente ligado ao nível de glicose ingerido, por isso, é preciso evitar a maioria dos alimentos ricos em carboidratos. Entre eles estão:
⚠️ Como boa parte desses alimentos está muito presente na alimentação brasileira, é interessante montar um cardápio planejado com antecedência com um profissional de nutrição, para facilitar seguir a dieta sem furos.
A dieta cetogênica é muito popular entre influencers que buscam manter a forma de maneira saudável. A Juju Norremose é uma das influenciadoras que adotaram essa estratégia nutricional e se apaixonaram!
A diva fitness conta que, mesmo já seguindo uma rotina de exercícios e alimentação saudável, escolheu a dieta cetogênica para dar aquela secada. Apesar dos desafios nos primeiros dias, enquanto o corpo ainda está se acostumando com as mudanças, a Juju relata que amou a experiência e os efeitos da dieta.
Os chás são uma bebida incrível para incluir na dieta cetogênica, pois ajudam a hidratar e naturalmente contém poucas calorias.
Você sabia que a Desinchá e a Juju Norremose se uniram para criar um sabor exclusivo de chá para o seu dia? O Desinchá Flow, um blend exclusivo de 7 ingredientes cuidadosamente selecionados. Essa é uma ótima escolha para complementar a sua rotina com saúde e um sabor incrível!
Assim como outros modelos de estratégias alimentares mais restritivas, é essencial buscar orientação profissional antes de adotar a dieta cetogênica.
Dessa forma, você garante que ela vai ser aplicada de forma equilibrada e segura e te fazer bem. Mesmo com todos os benefícios aqui relatados, a dieta cetogênica também tem alguns riscos, principalmente para pessoas com diabetes tipo 1 ou com doenças hepáticas.
Respeitar as necessidades individuais de cada um é essencial para manter a saúde, por isso, não se compare! Busque entender o que funciona para você e foque no seu próprio processo.
Com a dieta cetogênica, é possível emagrecer de forma saudável, manter os níveis de energia elevados e melhorar a função cognitiva. Para potencializar os resultados e tornar o processo ainda mais prazeroso, monte um plano alimentar com as comidas que você gosta!
Gostou desse conteúdo? Leia mais no blog da Desinchá e saiba se a dieta cetogênica é boa para você!
Comentários