Emagrecimento

Cutting e bulking: conheça os benefícios e entenda como funciona

Cutting e bulking: conheça os benefícios e entenda como funciona

No universo do autocuidado por meio de treinos diários e da alimentação saudável, dois termos vêm ganhando cada vez mais destaque, o cutting e bulking

Cada um possui seus objetivos para modificar a composição corporal, sendo fundamentais para quem deseja maximizar os resultados na musculação. Mas, para compreender como funcionam e aproveitar seus benefícios, é preciso um entendimento mais aprofundado. 

Neste artigo, você conhecerá os detalhes do cutting e do bulking, com destaque para as características e vantagens de cada abordagem, explicando como implementar esses métodos de maneira eficaz para atingir seus propósitos na transformação física. Aproveite a leitura!

O que é cutting e bulking? 

Quando alguém começa a fazer exercícios de musculação, geralmente, existe um objetivo em mente. Pode ser a redução de gordura corporal, o aumento da massa muscular, o desenvolvimento de resistência física ou até a busca por um corpo bem definido. 

É comum também que aqueles que se exercitam considerem ganhar músculos e emagrecer ao mesmo tempo. Mas, não é tão simples assim, alcançar essas metas requer muita dedicação. 

É aqui que entram em cena as fases conhecidas como “bulking” e “cutting”, essenciais para as pessoas trilharem um caminho de sucesso rumo à hipertrofia muscular.

A hipertrofia representa o ganho de massa muscular, um resultado desejado por muitos quando entram na academia. Durante o processo de treinamento, com o uso de pesos e cargas nas atividades físicas, as fibras musculares se sobrecarregam e sofrem pequenas lesões. À medida que elas se recuperam, ocorre o crescimento dos músculos. 

Quanto à alimentação, o crescimento de massa costuma ser atrelado ao consumo elevado de proteínas, mas uma dieta para hipertrofia não se resume apenas a isso. 

Quem planeja alcançar a hipertrofia muscular deve abranger todos os alimentos – proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Na verdade, é preciso seguir uma alimentação equilibrada.

Bulking

O bulking representa a etapa na qual o indivíduo aumenta o consumo calórico para adquirir massa muscular de uma maneira mais eficiente.

Nessa prática, a ingestão de calorias é ampliada, muitas vezes, em condições de excedente calórico, para fornecer ao corpo todos os recursos necessários para potencializar a construção do tecido muscular.

Já o cutting, é um estágio estratégico no qual o foco é a diminuição da gordura, com o intuito de revelar a definição muscular.

No cutting, há um cuidado em relação à quantidade de calorias ingeridas, tendendo a um planejamento de déficit calórico, o que significa que a pessoa consome menos calorias do que gasta e, por isso, perde gordura e emagrece naturalmente.

Não é possível realizar o bulking e o cutting simultaneamente. É mais vantajoso e viável considerar os dois procedimentos separadamente e de forma sequencial, incorporados a uma combinação direta entre alimentação e treinos para obter resultados satisfatórios. 

O desenvolvimento dos músculos é influenciado pelos seguintes elementos fundamentais:

Saiba mais sobre as diferenças entre cutting e bulking

Cutting e bulking são conceitos fundamentais no mundo fitness, apresentando abordagens distintas e objetivos específicos. Ambos são cruciais para a transformação do corpo, mas se concentram em aspectos diferentes e se encontram em um planejamento bem elaborado.

Cutting

Cutting é um termo em inglês que significa “corte”, usado no sentido de cortar o excesso de gordura acumulada no corpo, reduzindo o percentual de gordura para acentuar a definição.

No período de cutting, é essencial reduzir a ingestão calórica e priorizar o consumo de proteínas para minimizar a perda de massa magra.

Porém, é fundamental tomar precauções para assegurar que a energia dos treinos não seja prejudicada, consumindo a reserva de gordura em primeiro lugar para que o ganho de massa não se comprometa.

Quando ocorre a diminuição da camada de gordura, os músculos tornam-se visíveis e, se forem bem desenvolvidos, ficam marcados no corpo.

Isso explica por que muitas pessoas, apesar de realizarem os exercícios apropriados, enfrentam dificuldade em obter um corpo definido, pois o acúmulo de gordura impede que os músculos fiquem aparentes.

A alimentação é direcionada para a queima gradual de excesso de peso, com o desafio de ainda manter a massa muscular.

O destaque vai para as proteínas, monitorando a quantidade de carboidratos e gorduras nas refeições, para o corpo utilizar as reservas de gordura como fonte de energia enquanto mantém a musculatura preservada.

Quanto ao treinamento físico, é comum adotar exercícios aeróbicos no cutting para aumentar o déficit calórico.

Na musculação, a ideia é fazer mais repetições com um menor intervalo entre as séries, mantendo a intensidade para maximizar a perda de gordura. O tempo de duração do cutting varia conforme o objetivo e a performance de cada pessoa.

Bulking 

O bulking é o momento de aumentar o volume do corpo, especialmente através do ganho de massa muscular. Mas, é importante ter um planejamento bem estruturado para não ocasionar em um aumento descontrolado, o que pode causar consequências negativas. 

Enquanto existe a possibilidade de ganhar uma quantidade significativa de massa muscular, também existe a possibilidade de adicionar gordura no corpo. Portanto, todo cuidado é pouco para garantir que os ganhos sejam de massa magra.

Devido à ênfase no ganho durante esta fase, é comum que as pessoas consumam alimentos ricos em calorias.

Muitas vezes, acontece uma negligência sobre a qualidade nutricional na alimentação, o que é chamado de “bulking sujo”, quando a finalidade é ganhar peso, sem se preocupar se é a partir do desenvolvimento de músculo ou de gordura. 

Por outro lado, tem o “bulking limpo”, que prioriza o ganho de massa magra pela ingestão de proteínas de alto valor nutritivo e carboidratos complexos, promovendo não apenas o crescimento muscular, mas também a energia essencial para o rendimento nos treinos.

Em resumo, no bulking, se consome mais calorias do que se gasta. Os exercícios aeróbicos são mantidos em níveis intermediários, e o treino de musculação é menos intenso. 

Vale ressaltar a importância de ter um acompanhamento profissional de um nutricionista e de um educador físico durante todo o processo. Eles irão te ajudar a personalizar sua dieta e o seu plano de treinamento conforme o seu tipo de corpo, objetivos e estilo de vida! 


Potencialize o cutting e bulking tomando o SuperCafé da Desinchá como pré-treino e continue a leitura para descobrir mitos e verdades sobre a hipertrofia muscular!

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também