O ano novo sempre é sinônimo de recomeço, ideal para quem busca melhorar a qualidade de vida, saúde e bem-estar.
Cuidar da saúde do corpo é fundamental para começar o ano com o pé direito e alcançar as metas fitness. Por isso, fique atento aos suplementos alimentares mais utilizados que vão te ajudar nessa nova etapa.
Tomar suplementos alimentares pode ser benéfico em algumas situações, mas não é necessário para todas as pessoas. A decisão de tomar suplementos deve ser baseada em aspectos individuais e orientações de profissionais de saúde.
Alguns casos também envolvem as viagens de final e início de ano, além das férias, por isso, vitaminas e suplementos para viagens podem ser considerados para o consumo, pois ajudam no metabolismo, regulação do sono (fuso horário) e melhora na absorção de nutrientes (mudança brusca de clima).
Veja alguns motivos em que o auxílio de suplementos alimentares pode ser bom:
❗ Lembre-se:
Suplementos não podem substituir uma dieta saudável. Em muitos casos, a melhor maneira de obter os nutrientes necessários é através de uma dieta equilibrada e variada. Os alimentos naturais geralmente fornecem nutrientes e são acompanhados de outros compostos importantes para a saúde. Além disso, o recomendado é sempre ter o acompanhamento médico para começar a incluir qualquer tipo de suplementação alimentar no dia a dia.
Com a chegada do verão, o ritmo de exercícios aumenta, já que a exposição ao sol pode estimular a serotonina e endorfina, capazes de melhorar o humor, reduzindo sintomas de depressão e desânimo.
Além disso, o calor intenso, típico nesta época do ano, faz com que os banhos em piscinas, praias e fontes naturais se tornem mais populares.
Porém, a alta exposição do corpo aos raios UV (ultravioletas) e horas de exercícios em dias muito quentes, são responsáveis por diminuírem a hidratação do corpo (ocasionando em cãibras), envelhecimento precoce da pele, insolação e diminuição de nutrientes responsáveis pela energia do corpo.
Por isso, confira os suplementos mais utilizados no verão:
O fato de ter alergia a algas e frutos do mar não está diretamente relacionado com Spirulina e Chlorella, no entanto, efeitos colaterais podem acontecer se o organismo de pessoas nessa condição forem expostos a altos níveis de suplementação.
Por isso, se você já sabe que tem alergia aos derivados do mar e algas, consulte um nutricionista ou endocrinologista para ter certeza de que esse tipo de suplementação é segura e ideal para o seu caso.
A creatina é indicada para qualquer pessoa que precisa suprir distúrbios musculares, recuperar músculos por conta de exercícios físicos intensos ou mesmo pessoas com deficiências em creatina no organismo.
Os anabolizantes, como os esteróides, são substâncias hormonais sintéticas usadas para estimular o crescimento muscular e melhorar o desempenho atlético, porém, com grandes riscos à saúde.
Já os suplementos para o corpo são produtos que fornecem nutrientes, vitaminas ou compostos nutricionais destinados a complementar uma dieta regular, preencher deficiências nutricionais ou atender a necessidades específicas de treinamento e saúde, sem promover o crescimento muscular direto.
Os suplementos para ganho de massa muscular podem ajudar a complementar uma dieta equilibrada e um programa de treinamento eficaz.
Confira alguns suplementos usados por atletas para auxiliar no ganho de massa muscular:
É interessante lembrar que suplementos são projetados para complementar uma dieta saudável e treinos organizados, não para substituí-los.
A base para o ganho de massa muscular é uma dieta rica em proteínas, carboidratos complexos e gorduras saudáveis, juntamente com treinamento de resistência regular e descanso adequado.
O “melhor” varia de acordo com cada pessoa, por isso, é importante se atentar à idade, condições de saúde e demais detalhes que podem influenciar na necessidade em consumir uma suplementação adequada e específica para a saúde da mulher.
Confira os suplementos mais utilizados que podem complementar a saúde e bem-estar de mulheres em idade fértil, gravidez e menopausa:
A andropausa é um processo de envelhecimento que afeta alguns homens conforme envelhecem. Durante a andropausa, existe uma diminuição na produção de testosterona, o hormônio masculino.
Os sintomas podem incluir: fadiga, perda de massa muscular, diminuição da libido, mudanças de humor e outros efeitos relacionados à diminuição dos níveis de testosterona.
Além da suplementação de testosterona, outros suplementos podem ser considerados para ajudar a aliviar os sintomas da andropausa. Os mais utilizados incluem os seguintes nutrientes:
A avaliação da necessidade alimentar e da quantidade de suplementos requer um processo individualizado que considera diversos fatores, incluindo: idade, sexo, nível de atividade, saúde geral, objetivos pessoais e condições específicas.
Caso você esteja sentindo sintomas fora do padrão em seu corpo, ou mesmo deseja mudar a rotina de alimentação e exercícios, é necessário procurar um profissional da saúde para entender o que faz mais sentido no seu caso.
Saiba mais sobre alimentação saudável no Blog da Desinchá!
⚠️Importante: este conteúdo tem o objetivo de informar o que são os suplementos mais populares, mas você deve procurar um profissional, como o endocrinologista ou nutricionista para informar seus objetivos e ter o tratamento suplementar adequado para seu corpo e necessidades!
Fontes:
Voto da Anvisa contendo a Chlorella como fonte de lipídeos: Item 2.4.1 – Voto 202.2021.DIRE3.pdf — Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa
Secretaria de Saúde do Distrito Federal sobre uso de Suplementos Alimentares: Especialistas orientam quanto ao uso de suplementos sem acompanhamento médico – Secretaria de Saúde do Distrito Federal.
Comentários