Sono

Como dormir cedo? 5 dicas para você!

Como dormir cedo? 5 dicas para você!

A busca por uma boa noite de sono é o objetivo de inúmeros brasileiros. Muitas vezes, a falta de tempo, a agitação da rotina e os compromissos do dia a dia acabam atrapalhando esse processo. A saída? Descobrir como dormir cedo.

Se você é uma das tantas pessoas que procura maneiras para isso, acompanhe o artigo!

O que nos impede de dormir cedo?

Pelos motivos mais variados, a insônia é um mal que atinge brasileiros de todas as idades. Alguns fatores, porém, podem ser agravantes e estarem causando a falta de sono. 

Confira abaixo o que pode contribuir para a insônia:

Para você superar esses fatores, separamos 5 dicas práticas que podem te ajudar.

5 dicas para dormir cedo

Acorde cedo 

Certo, pode parecer óbvio, mas iniciar o dia mais cedo traz inúmeros benefícios e ajudar a dormir cedo é um deles!

Além de garantir mais foco e produtividade, ao despertar nas primeiras horas da manhã você realiza as tarefas do seu dia com mais calma e distribui o gasto de energia por mais horas antes de anoitecer. Assim, quando estiver mais próximo do seu horário ideal de dormir, o corpo estará pronto para descansar.

Cuide de alimentação à noite

Ter uma alimentação saudável e balanceada faz toda a diferença para uma vida mais completa. Mas você sabia que, além de tudo isso, ela também influencia diretamente na maneira como dormimos? 

Sim! Por exemplo, se a última refeição do seu dia for algo pesado, seu organismo precisará trabalhar mais para processar a digestão. No entanto, para dormir, o corpo precisa relaxar e, de fato, diminuir sua atividade. Quando ingerimos algum alimento de difícil digestão, acontece exatamente o contrário. 

Por isso, é ideal que você coma apenas alimentos leves e de fácil digestão antes de dormir. 

Evite usar o celular

Olhar as redes sociais antes de dormir é praticamente um ritual para muitas pessoas. Porém, essa prática não é nada saudável para quem procura dormir cedo. 

E a explicação para isso está na luz dos dispositivos como o celular. A chamada “luz azul” emitida pelas telas atrapalha a produção de melatonina, o hormônio do sono. 

Não faça atividades no quarto

Você certamente não faz o jantar na sala de estar, certo? Então por que assistir televisão, trabalhar ou se alimentar no quarto? 

Ter um local apenas para dormir fará toda a diferença. Sem distrações, sem telas, sem nada que desvie a atenção do seu principal objetivo: dormir cedo. 

Leia um livro

Como vimos, refeições, atividades físicas e telas são proibidas de entrar no quarto de quem quer dormir cedo. Mas há um item que é muito bem-vindo: um bom livro!

Além de estimular a memória e a concentração, ler um livro ajuda o organismo a descansar, diminuindo os batimentos cardíacos e a atividade cerebral. 

Para deixar esse momento ainda mais prazeroso, prepare um bom chá que vai te ajudar a desacelerar o corpo e a mente antes de dormir e leve junto para a última atividade do seu dia. 

Com essas práticas, suas noites serão muito mais calmas e tranquilas. Assim, você terá resultados muito mais satisfatórios, um sono mais leve e uma boa noite de sono. 

E então, ficou claro o que fazer para dormir cedo? Deixe suas dúvidas nos comentários!

4.5/5 - (175 votos)

Comentários

7 comments

  1. acredito nas dicas. Dificil conseguir um lugar só para dormir.. E tenho sempre desejo de comer, mesmo sem fome quando vou dormir tarde. Isso me fez ganhar peso. Mas vou conseguir. Tudo é possível quando a gente acredita.. Obrigado pelas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também