Nutrição

Aprenda mais sobre o Coenzima Q10 e seus benefícios!

Aprenda mais sobre o Coenzima Q10 e seus benefícios!

O nosso corpo produz vários tipos de itens que ajudam na manutenção de diversas áreas. Uma dessas substâncias é chamada de coenzima Q10, um composto natural que ajuda a gerar mais energia para todas as células do organismo humano.

Você conhece ou já ouviu falar da coenzima Q10? Sabe para que ela serve? Então, continue nesse artigo exclusivo Desinblog e aprenda um pouco mais sobre esse item tão essencial para a nossa saúde. Boa leitura!

O que é e para que serve a coenzima Q10?

Assim como o colágeno e o ácido hialurônico, a coenzima Q10, ou CoQ10, é produzida de forma natural pelo nosso corpo. Atuando no processo de produção de energia das nossas células, ela pode ser encontrada em diversos tipos de alimentos e na suplementação.

A coenzima Q10 é extremamente essencial no transporte de elétrons na mitocôndria, sendo muito necessária para a síntese de ATP. Outra característica dessa substância, é evitar a oxidação e danos nas membranas, sendo responsável por manter uma boa concentração de água em todas as células do nosso sistema.

Graças a essa coenzima Q10, a membrana plasmática fica muito mais protegida, mantendo a saúde e levando mais energia para:

O CoQ10 também ajuda a realizar a manutenção da vitamina C e vitamina E em todas as partes do corpo. Porém, com o passar dos anos, o sistema vai diminuindo a produção desse item. Por esse motivo, é essencial ter uma alimentação balanceada com itens repletos de CoQ10.

Alimentos ricos em coenzima Q10

Contar com um cardápio variado de vitaminas e nutrientes é excelente para manter a saúde. Colocar no prato um pouco de cada coisa é mais uma maneira de deixar o corpo mais forte, principalmente se tratando da coenzima Q10.

Veja uma pequena lista de alimentos ricos em CoQ10:

Se você quiser uma ajudinha para combinar um prato delicioso com alimentos com coenzima Q10, acompanhe o Desinchef! Por lá, você encontra uma série de receitas super saudáveis que farão sucesso na sua cozinha.

Acesse o Desinchef e saboreie pratos incríveis!

3 benefícios da CoQ10

A coenzima Q10 tem um papel ativo para o funcionamento e manutenção de muitos órgãos do corpo. Além disso, essa substância pode trazer benefícios únicos para nós, conheça mais sobre alguns deles:

Contribui para a saúde da pele

A pele é o maior órgão do corpo humano e, por isso, diariamente em contato com os raios solares e outros fatores prejudiciais a sua saúde. Toda essa exposição prejudica o colágeno da pele e contribui para um envelhecimento precoce.

Com o uso da coenzima Q10, é possível reduzir o dano da oxidação das células, diminuindo a profundidade das rugas e fortalecendo o tecido. Assim, a produção de energia nas células é maior e a proteção da pele é garantida.

Ótimo para potencializar exercícios

Como a coenzima Q10 ajuda a diminuir a fadiga, ela é muito eficaz na contração dos músculos na hora de sustentar os exercícios. Isso ajuda a manter os exercícios com uma certa frequência, potencializando seu resultado sem afetar negativamente o seu corpo.

Ajuda o nosso cérebro

Além de proteger as células e tecido da pele, a CoQ10 também cuida das células do cérebro! Com a diminuição da oxidação das células o cérebro fica mais forte, protegendo o campo da memória, cognição e até funções físicas.

Agora que você sabe o que é e como funciona a coenzima Q10, adicione esse item na sua dieta e contribua para a sua saúde!

Gostou desse artigo? Continue no Desinblog e acompanhe as nossas dicas!

4.3/5 - (10 votos)

Comentários

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também