Sabia que além de ser muito gostoso, o chocolate também pode ser benéfico para a saúde? E, alinhado à melatonina, esse alimento pode fazer parte de uma rotina de sono relaxante e equilibrada.
No blog da Desinchá, você encontra diversos artigos sobre o hormônio do sono, e o post de hoje apresenta os benefícios do chocolate com melatonina, a combinação perfeita para boas noites de sono!
É durante o período de sono que o corpo realiza diversos processos importantes de reparação e regeneração, como a consolidação da memória, a regulação do humor, o fortalecimento do sistema imunológico e a reparação de tecidos musculares e celulares.
É muito essencial se atentar à qualidade do sono e perceber como ela pode estar impactando em várias áreas da sua vida. Despertar durante a noite, ter dificuldade para pegar no sono e acordar com a sensação de cansaço são alguns sinais de que o sono pode não estar sendo tão reparador quanto deveria.
Fora o cansaço ao longo do dia, uma noite de sono mal dormida também pode trazer prejuízos para a memória, atenção e tomada de decisões. Em casos crônicos, dormir menos que o necessário também aumenta o risco de doenças como depressão e ansiedade.
Criar uma rotina para a hora de dormir, com a higiene do sono adequada, é uma forma de melhorar a qualidade do sono. Isso inclui práticas como manter um horário regular de sono, criar um ambiente propício, limitar a exposição à luz azul antes de dormir e evitar estimulantes, como cafeína e álcool, algumas horas antes de dormir.
O chocolate é um alimento famoso por seu sabor marcante – é quase impossível encontrar alguém que não goste de um chocolatinho. Ele também traz uma série de vantagens para a saúde, principalmente os de boa qualidade e com maior porcentagem de cacau.
Por ser um alimento rico em antioxidantes, especialmente flavonoides, o chocolate ajuda na saúde cardiovascular, na redução da pressão arterial e até mesmo no aumento da função cerebral.
Esse é um alimento que aumenta o bem-estar. Dentre as substâncias químicas presentes nele está a feniletilamina, responsável por desencadear a liberação de endorfinas e aumentar a atividade de dopamina e serotonina, neurotransmissores ligados à felicidade e ao humor. Outra importante substância presente nos chocolates é o triptofano, um aminoácido relacionado à produção da serotonina e melatonina.
Opte sempre por chocolates com baixo teor de açúcar e o máximo de ingredientes naturais. Além de mais saudáveis, as versões mais amargas também contam com maior concentração das substâncias benéficas, que vêm do cacau. Já o chocolate ao leite contém açúcar e outros aditivos prejudiciais, e menor porcentagem de cacau e dos ativos relacionados ao bem-estar.
Também chamada de “hormônio do sono”, a melatonina é uma substância produzida naturalmente pelo corpo humano. Ela é responsável por sincronizar o relógio biológico e indicar ao nosso organismo quando é hora de dormir, ajudando a regular o sono.
Diversos fatores presentes na nossa vida moderna acabam interferindo na produção natural da melatonina, causando dificuldade de dormir e até mesmo insônia. A exposição à luz azul próximo a hora de dormir, hábitos de sono desregulados, estresse e ingestão de bebidas estimulantes são algumas circunstâncias que acabam prejudicando a qualidade do sono.
Por isso, suplementos alimentares à base de melatonina são aliados de uma boa noite de sono. A suplementação é uma forma simples, segura e prática de ajudar na produção de melatonina pelo corpo, proporcionando noites de sono mais tranquilas.
Para que funcione adequadamente, a melatonina deve ser tomada até 30 minutos antes da hora de dormir. Na maioria das pessoas, ela começa a fazer efeito rápido, por isso não deve ser consumida durante o dia ou muito antes de se deitar, já que corre o risco de causar sonolência e atrapalhar nas atividades.
A combinação de chocolate com melatonina é uma das melhores formas de fazer essa suplementação.
As substâncias presentes no chocolate, mencionadas acima, vão ajudar na produção de serotonina e melatonina, além de desencadear liberação de endorfina. Já a melatonina vai atuar regulando o ciclo sono-vigília do corpo e te ajudar a ter uma noite de sono completa e revigorante.
Por isso, quando combinados, o chocolate e a melatonina trabalham conjuntamente para potencializar os benefícios individuais de cada um.
Um outro diferencial dessa combinação é a possibilidade de criar um momento aconchegante na rotina noturna. Aliado a técnicas de higiene do sono, o ritual de preparar e beber um chocolate quente ajuda o corpo e a mente a entenderem que é hora de descansar.
Lembre-se sempre de escolher opções com menor teor de açúcar e de preferência sem a adição de conservantes, aromatizantes ou gorduras, ingredientes que são associados a diversas doenças como diabetes e obesidade.
Como já vimos, o chocolate tem vários benefícios para a saúde e também atua proporcionando bem-estar. Incluir ele na rotina noturna pode ser uma ótima estratégia para criar um hábito agradável para todas as noites.
Para esse momento diário, o Supersono é a bebida ideal! Com sabor delicioso do chocolate e ativos como melatonina, magnésio, L-triptofano, TCM e inositol, é o chocolate quente perfeito para te ajudar a ter uma noite de sono restauradora.
Agora que já esclarecemos a extrema importância de dormir bem todas as noites, saiba que a Desinchá pode te ajudar com esse objetivo!
Conheça uma forma saudável e saborosa de suplementar os nutrientes que ajudam a dormir bem: o Supersono! Com sabor de chocolate suíço, ele é a bebida ideal para sua rotina noturna. Baixo em calorias e sem glúten, também não contém aromatizantes ou corantes artificiais, é livre de gorduras trans e açúcares e adoçantes.
Aproveite os ativos desse suplemento e tenha noites de sono reparadoras! Não se esqueça de usar o cupom DESINBLOG para garantir descontos exclusivos para os leitores do blog da Desinchá!
Fontes:
https://dspace.udla.edu.ec/handle/33000/14459
https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/42103
https://viep.buap.mx/divulgacion/sites/default/files/Imagenes/Spinor/dgdc-spinor-043.pdf
Comentários