Nutrição

Mitos e verdades sobre o vinagre de maçã

Mitos e verdades sobre o vinagre de maçã

Com destaque para a diversidade de benefícios à saúde, o vinagre de maçã tem chamado a atenção entre os entusiastas da alimentação saudável, em busca por um estilo de vida equilibrado. Mas, assim como muitos alimentos e suplementos populares, ele também acaba sendo alvo de uma série de informações contraditórias sobre as suas características.

A seguir, você confere os principais mitos e verdades do vinagre de maçã, desvendando comentários verdadeiros e falsos. Leia este artigo para saber se esse ingrediente da dieta moderna é realmente benéfico como dizem, obtendo uma visão informada sobre o assunto.

Conheça o vinagre de maçã

O vinagre de maçã é um composto orgânico feito à base de maçã. Com a dose recomendada ao equivalente a uma colher de sopa por dia, ele pode ser usado como tempero de alimentos, acrescentado no preparo de saladas e proteínas.

Como líquido, o Desinchá Apple Cider é um chá que tem a maçã como ingrediente principal, e também pode ser diluído com água para ser usado na pele, fornecendo maneiras versáteis de incluir o vinagre de maçã à rotina conforme os seus objetivos.

Benefícios de consumir o vinagre de maçã

O consumo do vinagre de maçã foi diversificado durante o tempo, mas os seus atributos nutricionais permaneceram inalterados. Ele é uma fonte rica em ácidos orgânicos, oxidantes, fibras, polifenóis, vitaminas e minerais que proporcionam benefícios ao corpo.

No entanto, é importante lembrar que o vinagre de maçã não é uma solução isolada. Para garantir seus proveitos, ele deve ser combinado com outros alimentos e hábitos saudáveis.

Primeiramente, conheça agora 10 benefícios do vinagre de maçã para o seu organismo e experimente!

Vinagre de maçã na alimentação: mitos e verdades 

À medida que o vinagre de maçã ganha destaque entre quem quer ter uma alimentação balanceada, surgem também promessas falsas sobre os seus efeitos na saúde humana.

Enquanto um elemento desperta a curiosidade das pessoas, é comum serem feitas afirmações exageradas e sem um embasamento realista. Conheça agora os mitos e verdades acerca de incorporar o vinagre de maçã nas refeições do dia a dia!

Tem gosto de vinagre

Mito. O vinagre é feito através da fermentação de bebidas alcoólicas, frutas ou cereais. Com uma pequena concentração de ácido acético, ele exibe sabor e aroma característico.

O vinagre de maçã não tem o gosto amargo do vinagre tradicional, e sim, gosto de maçã. Quanto ao cheiro, também não é aquele cheiro forte, já que a produção é feita por processos que utilizam a maçã como base, adicionando as propriedades da fruta ao líquido.

É bom para o intestino

Verdade. Com propriedades antimicrobianas, o vinagre de maçã exerce um papel benéfico à saúde do intestino a partir da capacidade de deter bactérias causadoras de infecções e inflamações intestinais. Além disso, é rico em fibras, melhorando a digestão dos alimentos.

Ele também auxilia na normalização dos níveis de ácido estomacal, reduzindo sintomas de má digestão e previne a sensação de queimação, evitando dores e refluxos intestinais. Se uma comida não cai bem, o vinagre de maçã ainda pode ser ingerido para reduzir a azia.

Em casos de maiores desconfortos abdominais, causados por diarreia ou gastrite, as características antibióticas e a presença da pectina podem ajudar a aliviar o incômodo.

Tomar em jejum emagrece

Mito. Não existem estudos que comprovem a relação entre o consumo do vinagre de maçã em jejum e a perda de peso. Mas, a sua ingestão é indicada durante o processo de emagrecimento devido às funções orgânicas que influenciam no apetite e no metabolismo.

Vale ressaltar que o vinagre de maçã não deve ser encarado como uma fórmula milagrosa para perder gordura. Ele pode ajudar a emagrecer por conta da pectina, uma fibra que aumenta a saciedade nas refeições, levando as pessoas a comerem em menor quantidade.

Composto por ácidos e polifenóis, também apresenta ação anti-inflamatória que reduz o inchaço, ao mesmo tempo que favorece a aceleração da queima de gordura pelo corpo.

Reduz a glicose no sangue

Verdade. O vinagre de maçã é capaz de ajudar na redução dos níveis de glicose e insulina, sendo significativo para aprimorar o controle glicêmico. Ao oferecer uma resposta positiva no gerenciamento dos níveis de açúcar no sangue, é valioso no combate à diabetes.

É importante destacar que a diabetes exige cuidados minuciosos, e o vinagre de maçã é apenas uma opção adicional ao tratamento. Fonte de fibras e de ácido acético, o vinagre também reduz a concentração de carboidratos, contendo os picos de glicose.

Cura dor de garganta

Mito. Fazer gargarejos com vinagre de maçã não trata a dor de garganta. Na verdade, devido à sua acidez, ele tem o potencial de causar irritação e ressecamento nas cordas vocais. Diferente do gargarejo com água morna pura ou com sal, a qual é uma alternativa segura para acalmar e aliviar os desconfortos causados por inflamações na região.

Ajuda o coração

Verdade. Os componentes do vinagre de maçã oferecem proteção ao coração por lutarem contra fatores de risco, como colesterol elevado, hipertensão e diabetes, além de poder substituir o sal nas refeições diárias e prevenir o bloqueio das artérias e vasos sanguíneos.

Por isso, o vinagre diminui as chances das pessoas terem doenças cardiovasculares, que afetam diretamente o funcionamento do coração. Nesse sentido, ele também regula a pressão arterial, contribuindo para prevenir o desenvolvimento de pressão alta e casos de infarto.

Quer unir o poder do vinagre com o sabor da maçã? Garanta o Apple Cider HD em cápsulas e o Super Gummy Apple Cider HD, da linha de suplementos da Desinchá que entrega todas as vantagens do vinagre de maçã sem ter gosto nem cheiro de vinagre.

Por fim, continue a leitura com o conteúdo sobre 10 receitas de vinagre de maçã para conhecer!

3.7/5 - (6 votos)

Comentários

1 comment

  1. boa tarde… baseado nessa publicação gostaria de receber indicações de marcas boas de vinagre de maça, o mercado oferece várias marcas, e consequentemente surgem as dúvidas.
    .São mais puros os que são turvos que é preciso chacoalhar para não ficarem resíduos no fundo do frasco?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também