A creatina é um dos suplementos mais utilizados no mundo, reconhecido por seus benefícios no desempenho físico, saúde cerebral e óssea. Uma forma inovadora e prática de incluir este suplemento na rotina é na forma de gomas, porém, muitas pessoas têm dúvidas se a gummy (goma) de creatina apresenta os mesmos benefícios que o suplemento em pó. Neste artigo, você irá descobrir tudo que precisa saber sobre a creatina em goma.
A creatina é um composto de aminoácidos que auxilia na regeneração rápida de energia (ATP) durante atividades de alta intensidade, como exercícios de força. Cerca de 95% da creatina no corpo é armazenada nos músculos, onde atua diretamente na força e na recuperação muscular. Além disso, pesquisas recentes mostram que ela pode beneficiar a saúde cerebral e óssea, sendo especialmente útil para idosos, vegetarianos e pessoas com menor consumo de alimentos de origem animal, como carnes e leite.
Leia o artigo “Creatina: o que é e para que serve?” no Desinblog
Sim, a suplementação com creatina em goma é segura, mas como qualquer suplemento, é recomendável consultar um profissional de saúde para incluir o suplemento de forma individualizada na rotina e seguir a dosagem indicada (geralmente 3 a 5 g/dia). Diversos estudos atestam a segurança da creatina, mesmo em uso prolongado. Não há evidências de que ela cause danos renais ou hepáticos em indivíduos saudáveis.
Quando consumir creatina?
A creatina deve ser consumida diariamente, independentemente se você treinou no dia ou não. Isso porque o objetivo do suplemento é aumentar os estoques intramusculares de creatina ao longo do tempo, o que só é possível com suplementação regular. Você pode incluir no horário mais conveniente na sua rotina.
Muitas pessoas associam a creatina ao “inchaço”, mas o que ocorre é retenção de água dentro das células musculares, e não debaixo da pele. Esse processo é benéfico, pois hidrata os músculos e pode contribuir para o aumento de força e volume muscular. Assim como a creatina em pó pode aumentar o peso devido a retenção de água nos músculos, a creatina em goma apresenta o mesmo efeito.
Sim, o efeito é o mesmo quando ingerida nas doses indicadas. Embora a creatina em pó seja amplamente estudada, as versões em gummy oferecem a mesma substância, promovendo o mesmo efeito. O diferencial está na praticidade e no sabor, tornando o consumo mais fácil e agradável.
A gummy é uma ótima alternativa para quem tem dificuldade em consumir os suplementos em pó ou cápsulas, assim como pessoas com preferência pela praticidade de poder levar a creatina em goma em qualquer lugar, incluindo viagens. O sabor agradável também ajuda a incluir este hábito saudável na rotina, considerando que muitas pessoas não gostam do sabor e textura da creatina em pó.
A forma de suplementação depende da fórmula do suplemento. A creatina em pó pode ser ingerida pura, com água, ou junto a alimentos. A creatina em cápsulas deve ser sempre ingerida com água. No caso das gummies de creatina, elas combinam sabor e praticidade, sem necessidade de misturar com água ou usar dosadores. Desta forma, se você busca um suplemento versátil e saboroso, a melhor forma de suplementação é em goma.
A International Society of Sports Nutrition (ISSN) recomenda a suplementação na forma de creatina monohidratada, pois é a forma mais eficaz disponível para suplementação em termos de aumento da performance física. A dose diária varia entre 3 a 5 gramas. Para a maioria das pessoas, a dose de 3 gramas é o suficiente para manter bons estoques de creatina no corpo, o que equivale a 3 gummies da Super Gummy de Creatina, disponível em três sabores: amora, morango e uva verde.
A creatina é um suplemento com benefícios que vão além do ganho muscular. A chave para ter seus benefícios é a regularidade no consumo alinhada ao seu objetivo, preferencialmente com orientação profissional. A creatina em goma é prática e saborosa, sendo uma aliada para potencializar os resultados nos seus treinos, além dos benefícios para o cérebro.
Artigo escrito por:
Andry Pedroso | CRN10 8062
Nutricionista e Consultora Técnica Desinchá e Super Nutrition
Referência Bibliográficas
Comentários