Corpo

Barrinha de proteínas: Como incluir na rotina saudável?

Barrinha de proteínas: Como incluir na rotina saudável?

As barrinhas de proteínas ganharam popularidade nos últimos anos como um snack prático e saboroso para aumentar o consumo de proteínas no dia a dia. As barrinhas podem ser indicadas para pessoas com o objetivo de ganho de massa muscular, assim como aumentar a saciedade, considerando que as proteínas são nutrientes termogênicos. Mas assim, como incluir as barrinhas na sua rotina saudável? A nutricionista Andry Pedroso revela tudo neste artigo. 

Para quê servem as proteínas?

As proteínas são frequentemente associadas apenas ao ganho de massa muscular, porém, elas são importantes para todas as pessoas em diferentes fases da vida. As proteínas são macronutrientes essenciais que fornecem 4 kcal por grama e desempenham diversas funções além de fornecer energia para o corpo, como:

As proteínas podem ser encontradas em alimentos de origem animal, como carnes, ovos, leite e derivados, assim como alimentos de origem vegetal, como soja, grão de bico e feijão. Uma fonte de proteínas que se tornou popular nos últimos anos é o whey protein ou proteína do soro do leite, que é rico em aminoácidos essenciais, nutrientes que o corpo não é capaz de produzir e precisa consumir por meio da alimentação.

Embora o whey protein seja amplamente utilizado por sua rápida absorção e alta concentração de aminoácidos essenciais, as barrinhas de proteínas oferecem maior versatilidade. Elas podem ser consumidas em qualquer lugar, especialmente em situações em que o shake de whey protein não é uma opção prática.

Como incluir barrinhas de proteínas na rotina?

As barrinhas de proteínas são uma forma prática de garantir um bom aporte de aminoácidos na dieta, especialmente para quem tem uma rotina agitada. Elas podem ser utilizadas em diferentes momentos do dia, como:

  1. Lanches intermediários: entre as refeições principais, ajudam a manter os níveis de energia e evitam longos períodos de jejum.
  2. Pós-treino: oferecem os aminoácidos necessários para reparar microlesões musculares causadas por exercícios de força, promovendo recuperação e crescimento muscular.
  3. Antes de reuniões ou atividades longas: são uma alternativa prática para manter o foco e evitar picos de fome.
  4. Pré-treino: fornecem energia e nutrientes de rápida absorção, ideal para quem não tem tempo para refeições completas antes do exercício.

As barrinhas de proteínas também podem ser incluídas em receitas para diversificar o consumo. Experimente triturá-las e utilizá-las como base de sobremesas, misturá-las em mingaus ou combiná-las com frutas para um lanche mais proteico e nutritivo. Que tal experimentar a Super Protein Bar no sabor de Chocolate branco e Cookies? Ela contém 14 gramas de proteínas, vitaminas, minerais e não tem adição de açúcar.

As barrinhas de proteínas são uma excelente opção para quem busca praticidade sem abrir mão do sabor na rotina. Seja como um lanche rápido, pós-treino ou complemento alimentar, elas ajudam a garantir o consumo adequado de proteínas no dia a dia. Ao combiná-las com uma alimentação equilibrada e hábitos saudáveis, você potencializa os seus resultados.

Artigo escrito por:

Andry Pedroso | CRN10 8062

Nutricionista e Consultora Técnica Desinchá e Super Nutrition

Referências Bibliográficas

1.  Bioactivity of Milk Components.  (2021). doi: 10.1016/b978-0-12-818766-1.00286-5. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780128187661002865?via%3Dihub>. 

2. Seyed, Hossein, Davoodi., Roghiyeh, Shahbazi., Saeideh, Esmaeili., Sara, Sohrabvandi., AmirMohamamd, Mortazavian., Sahar, Jazayeri., Aghdas, Taslimi. Health-Related Aspects of Milk Proteins.. Iranian Journal of Pharmaceutical Research, (2015). doi: 10.22037/IJPR.2016.1897. Disponível em: <https://brieflands.com/articles/ijpr-125148>. 

3. Beatriz, Miralles., Blanca, Hernández-Ledesma., Samuel, Fernández-Tomé., Lourdes, Amigo., Isidra, Recio. Health-related functional value of dairy proteins and peptides.  (2017). doi: 10.1016/B978-0-08-100722-8.00021-8. Disponível em: <https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/B9780081007228000218?via%3Dihub>. 
4. Arentson-Lantz, Emily; Kilroe, Sean. Practical applications of whey protein in supporting skeletal muscle maintenance, recovery, and reconditioning.. Journal of Animal Science, (2020).;99(4):67-68. doi: 10.1093/JAS/SKAB060. Disponível em: <https://academic.oup.com/jas/article-abstract/99/4/skab060/6149525?redirectedFrom=fulltext>.

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também