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Sono durante o dia: como lidar

Um novo estudo apontou que ter muito sono durante o dia está associado ao acúmulo de placas no cérebro, uma característica da doença de Alzheimer. O principal autor do estudo, Adam Spira, professor da Johns Hopkins Bloomberg School of Public Health disse que as causas podem ser várias, como distúrbios respiratórios do sono, sono insuficiente e medicamentos.

Por isso, antes de saber o fazer para lidar com seu sono durante o dia, vamos pontuar algumas causas para ver se você resolve com uma mudança de hábito.

sono durante o dia


Por que tenho sono durante o dia?

Existem alguns motivos pelos quais você pode estar com muito sono durante o dia. A causa mais óbvia e comum é a falta de sono.

Falamos há poucos dias sobre o número de horas que devemos mudar, que muda conforme a faixa etária. Se você não cumpre esse intervalo, terá mais sono durante o dia. Se você dorme em um ambiente inadequado, o efeito será o mesmo.

Mas se você dorme horas suficientes e mesmo assim se sente exausto(a) no dia seguinte, pode ser apneia do sono. Na apneia, você para de respirar repetidamente enquanto dorme e pode roncar. Tudo isso fragmenta o sono e compromete seu descanso.

Tem gente que tem ataque frequente de sono durante o dia. É a narcolepsia, em que você apenas dorme, do nada. A doença é perigosa, porque pode acontece em qualquer lugar, inclusive no trânsito.

Se nada disso parece ser seu caso, é possível pensar na Síndrome Crônica de Fadiga. É uma persistente exaustão sem explicação. Junto com ela, você tem dores frequentes em músculos e articulações. 

“Ah, acho que não me encaixo em nada disso”. Então vamos pensar em intolerância alimentar. Alguns alimentos podem te deixar mais cansado(a), é verdade. Se você suspeita que pode ser isso, consulte um médico para avaliar sua dieta.

Você já ouviu falar da Síndrome das Pernas Inquietas? Durante o sono, você tem movimentos excessivos nas pernas, que podem te levar ao cansaço no dia seguinte. Pode se associar à síndrome dos movimentos periódicos dos membros (os movimentos bruscos e súbitos durante o sono).

Por fim, você pode ter sono durante o dia devido a perturbações do ritmo circadiano, seu relógio biológico. Se ele estiver desregulado, você poderá sentir sono na hora errada.

Na dúvida, sempre consulte um médico para achar a causa e o tratamento adequado. Mas já vamos dar algumas dicas para diminuir o excesso de sono durante o dia.

 

Como diminuir o excesso de sono durante o dia?

Para diminuir o excesso de sono durante o dia, é preciso realizar algumas mudanças de hábitos.

Crie uma rotina para ter um sono adequado

Entre 7 e 9 horas. Esse é o tempo de sono recomendado para adultos entre 18 e 65 anos. E para conseguir cumprir esse período de repouso, você deve criar uma rotina saudável. Isso envolve alimentação, atividade física, mas também uma rotina de sono.

Minutos antes de ir para a cama, evite assistir televisão, utilizar computador ou celular. Nós sabemos que ninguém desgruda do smartphone, então nossa recomendação é colocar um filtro de luz amarela após às 20 horas. 

Isso ajuda o cérebro a entender que está chegando a hora de desligar e regula nosso ritmo hormonal (ALÔ, MELATONINA). Um Desinchá Noite todos os dias também pode contribuir.

Além disso, tente se deitar e acordar aproximadamente nos mesmos horários, inclusive nos finais de semana. Vez ou outra, abra uma exceção para estender a noite com família e amigos. Isso também faz bem para a saúde!

Tenha uma alimentação equilibrada

A alimentação equilibrada é a chave para muitos hábitos saudáveis, inclusive para não ter sono durante o dia. Nosso corpo adora rotinas, como acabamos de pontuar. E isso inclui também se alimentar em horários pré-determinados. A prática ajuda a regular o ritmo de produção de hormônios.

Fique atento também com a característica dos alimentos. Os carboidratos complexos (massas, doces e pães), bem como a carne vermelha, demanda muito tempo de digestão. Nosso corpo fica comprometido com o processo digestivo, gastando mais energia. O sono pós-almoço não vem por acaso.

Assim, para evitar o sono durante o dia e ter mais energia, prefira refeições mais saudáveis, com cereais, oleaginosas, legumes e frutas ricas em vitamina C. Duas a três horas antes de dormir, faça sua última refeição, de preferência leve, sem alimentos com cafeína ou açúcar.

Uma observação muito importante quanto à alimentação: tenha cuidado com a quantidade de alimentos estimulantes.

Muitas pessoas que têm sono durante o dia fazem uso de alimentos ricos em cafeína, como chocolate, café, chá verde, açaí, chá mate. De fato, eles aceleram os batimentos cardíacos com mais produção de adrenalina, estimulam a circulação sanguínea e aumentam sua disposição.

Mas quando esses alimentos são consumidos com exagero, pode acontecer o efeito rebote. Você pode até ficar mais disposto(a) por algumas horas, mas o efeito passa. A sonolência pode até piorar, além de te causar um cansaço acumulado.

Se você procura um produto para te dar ânimo, mas sem efeito rebote, uma xícara de Evolution Coffee pode ajudar.

Tire um cochilo rápido (rápido mesmo)

E se o sono durante o dia está DEMAIS, vale a pena tirar um cochilo rápido durante o deslocamento para o trabalho ou pós-almoço. Não é um sono que terá uma qualidade tão boa, mas ajuda a recarregar um pouco da energia para continuar as tarefas do dia. 

Entre 15 e 30 minutos, e não mais do que isso, é ideal. Acima disso, você pode ficar com mais sono, porque pode entrar na fase REM.

Adote alongamentos e exercícios de respiração

Outra maneira para espantar o sono durante o dia é fazer alongamentos e exercícios de respiração. A grande vantagem deles é que dá pra fazer em qualquer lugar.

Os alongamentos estimulam a circulação sanguínea e ajudam a te manter acordado(a). A cada 30 minutos, pare um pouquinho e alongue.

Já os exercícios de respiração aumentam a quantidade de oxigênio no sangue. Inspire fundo, segure por 2 segundos, e expire pela boca. Repita 10 vezes, com intenção, e bola pra frente!

 

O sono durante o dia pode ter um motivo específico. Se não foi a farra com a galera no dia anterior e é constante em sua vida, vale a pena consultar um médico para avaliar sua saúde.

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