Beleza

Rotina de skincare: o passo a passo para uma pele incrível

Rotina de skincare: o passo a passo para uma pele incrível

Limpeza, tonificação e hidratação: essa é a base para qualquer rotina de skincare. Para saber mais sobre o que é, como fazer e quais nutrientes não podem faltar na hora de cuidar da pele, separamos um passo a passo para você. 

Acompanhe a leitura, confira nossas dicas e comece agora mesmo a cuidar da sua pele!

O que é uma rotina de skincare?

Em tradução livre, “skincare” significa cuidados com a pele. Basicamente, é criar uma rotina, colocar no seu dia a dia um momento para realizar esses cuidados. 

Essas ações têm como principal objetivo manter a pele saudável além de melhorar a aparência. Para isso, você terá que levar em consideração fatores como as características do seu tipo de pele e ter os produtos adequados na hora preparar a sua rotina de skincare.

E se você acha que esses cuidados dependem da sua idade ou só apresentarão resultados em pessoas jovens, não se engane. O ideal é que a prática da rotina de skincare comece o quanto antes na sua vida. Não há qualquer limite de idade para começar a cuidar da pele.

Lembre-se sempre manter sua rotina de skincare, além da sua mente tranquila e corpo saudável.

Qual o passo a passo ideal de uma rotina de skincare?

Como vimos, a rotina ideal de skincare depende de algumas características particulares de quem for aplicá-la. É importante destacar que a skincare deve ser feita duas vezes ao dia: quando você acorda e antes de dormir. Se você não tiver disponibilidade para duas sessões, sem problemas! Priorize realizar a limpeza de pele antes de dormir. 

Isso porque, dessa maneira, você elimina toda sujeira que o rosto acumulou durante o dia. Também é durante a noite que as células passam pelo processo de recuperação, eliminando toxinas e recuperando tecidos da pele. 

Além disso, você também deve ter atenção aos seguintes pontos:

Com a devida atenção a cada um desses pontos, você pode então começar a montar sua rotina de cuidados com a pele. Podemos dividir essa rotina em 3 partes: limpeza, tonificação/tratamento e hidratação.

Limpeza

O primeiro passo de qualquer skincare é lavar o rosto. Por isso, lave o rosto com água e um bom limpador facial que esteja de acordo com seu tipo de pele. 

Essa prática auxilia na remoção de impurezas como poluição, resíduos de maquiagem e filtro solar, entre outros. 

Tonificação e tratamento

Já com a pele limpa, chegou a hora de começarmos a dar o tratamento que ela merece. Nessa etapa, você aplica primeiro um tônico facial, responsável por equilibrar o pH da pele para o tratamento.

Feito isso, você então aplica os produtos que tenham a necessidade que seu tipo de pele exige. Se você não sabe muito bem por onde começar, procure produtos que tenham vitamina C. Ela age como um antioxidante que auxilia na proteção dos danos causados pelos radicais livres, além de auxiliar também no funcionamento do sistema imune e na formação do colágeno. 

Hidratação

Sim, toda pele precisa ser hidratada, mesmo as oleosas. Aqui, a grande diferença entre os tipos de pele, das mais secas às mais oleosas, está no produto a ser usado. 

Por exemplo: para peles oleosas, você pode utilizar um hidratante em gel, que é mais fácil de ser absorvido. A hidratação, inclusive, é uma maneira de controlar a oleosidade da pele.

Além disso, nessa etapa você utiliza os produtos que dão maciez, brilho, energia e força à pele. 

Após a hidratação matutina, lembre-se de aplicar ainda um filtro solar facial. Assim, você completa a rotina de skincare com mais proteção a sua pele.

Quais os benefícios de seguir uma rotina de skincare?

São muitos os benefícios que uma rotina de skincare traz à pele. Por exemplo:

Viu só como praticar uma rotina de skincare é fácil e traz muitos benefícios? Agora, ao adquirir tudo o que precisa para preparar seu kit, procure por produtos que contemplem as seguintes vitaminas: A, D, E, B5, B6, B7, B9, B12 e zinco. 

Não deixe de consumir vitaminas de maneira geral, principalmente as que você pode mastigar. Elas vão atuar em conjunto com sua rotina de skincare, garantindo que sua pele fique cada vez melhor, com muita saúde e glow!

Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos! Você também pode continuar acessando outros conteúdos do nosso, basta clicar aqui

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também