Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Quer criar hábitos para mudar de vida? Confira essas 4 práticas

É só chegar dezembro que nossa cabeça começa a imaginar os planos para o ano novo. Novos hábitos para mudar de vida sempre entram nas metas para 2021, e existe um motivo para isso: a virada do ano marca um momento de transição.

Mas precisa ser só no ano novo? Pensando nisso, listamos a seguir algumas pequenas práticas para adotar hábitos para mudar de vida a qualquer momento do ano!

hábitos para mudar de vida


Comece pequeno para adotar hábitos para mudar de vida

Adotar hábitos para mudar de vida pode ser um martírio! Afinal, um corpo em repouso tende a permanecer em repouso. Um corpo no comportamento X tende a permanecer no comportamento X. Nosso cérebro AMA zona de conforto.

Por isso, quando você pensa em hábitos para mudar de vida, ele “já te olha” estranho. Mas é possível “driblar” (com licença poética e homenageando os boleiros) nossa mente. E a melhor forma para isso é começar pequeno.

Vamos pensar, primeiro, em um mini hábito. Ou você acha que eu não sei que você já entrou na academia no início do ano e parou logo após o Carnaval? Adquirir um novo hábito demanda esforço, sim. 

Dessa forma, a proposta mais eficiente é abandonar o tudo ou nada e mudar para “um pouquinho de cada vez”. É a magia da consistência ou o efeito dos “juros compostos”. 

De acordo com B.J. Fogg, diretor do Laboratório de Design Comportamental da Universidade de Stanford, a ideia é simples: para um gatilho funcionar, nossa motivação precisa estar alinhada à nossa habilidade. 

Qualquer um tem a “habilidade” de se alimentar de forma saudável? Sim. Só falta a motivação extra. Os mini hábitos podem facilitar isso. Eles devem obedecer a três premissas:

  • Ser realizado ao menos 1x ao dia;
  • Durar, no máximo, 30 segundos;
  • Demandar pouco esforço.

A fórmula é: Depois que eu (gatilho), vou (micro hábito).

Quer um exemplo simples? Depois que eu deitar na cama para dormir, vou pensar em UMA coisa boa que aconteceu no meu dia. É rápido, fácil e, com o tempo, você vai construindo o seu hábito da positividade.

 

Rodeie-se de pessoas com o mesmo propósito

Seus vínculos afetivos e sociais afetam diretamente a sua saúde, sabia? Quando estamos perto das pessoas que amamos nos sentimos bem da cabeça aos pés. 

Mas você já percebeu como é horrível estar perto de pessoas que reclamam o tempo todo, só vêem o lado ruim das situações ou permanecem negativas até nas horas boas? Deuses, santos, orixás e/ou o universo que nos livrem disso! 

E o que isso tem a ver com os hábitos para mudar de vida? TUDO. Vamos fazer um exercício breve. Dentre as metas para 2021, qual dessas a seguir você colocou na sua lista? 

  • Praticar atividade física 3 dias na semana;
  • Melhorar a alimentação na hora do jantar;
  • Meditar 10 minutos por dia.

Qualquer que seja ela (pode ser qualquer uma), pense em pessoas que você gosta e que já tem algum desses hábitos. O que aconteceria se você contasse para ela seus planos?

Certamente, ela te incentivaria a dar o primeiro passo, mostraria os benefícios que experimentou e falaria para você começar já! Em alguns casos, como começar a participar de corridas de rua, ela poderia inclusive te acompanhar nos treinos.

Esse incentivo que vem de pessoas que compartilham gostos e propósitos é a motivação que muita gente precisa para adotar hábitos para mudar de vida.

Se estivesse ao seu alcance, você não ajudaria um amigo que quer adquirir um hábito que você tem? É isso. Ter pessoas com o mesmo propósito é tipo uma torcida de futebol toda gritando seu nome. 


Entenda seus motivos

Em 2021, eu quero adotar hábitos para mudar de vida. Excelente. Mas já parou para pensar o porquê disso? 

Se você quer aumentar a expectativa de vida e ter uma velhice de qualidade, esse é um excelente motivo. Se você quer levar uma vida coerente com o que você acredita, no que diz respeito à sustentabilidade, outro excelente motivo.

Mas se você considera adotar hábitos para mudar de vida apenas para se encaixar em um padrão ou para atender às expectativas de outra pessoa, é melhor parar um pouquinho e pensar melhor. 

A sociedade impõe padrões de comportamento que, nem sempre, vão ao encontro do que realmente somos. Até por isso, algumas pessoas criam expectativas em cima de si e de outras que não serão atingidas. 

Viver bem não é atender a ninguém, senão a si mesmo(a). Você precisa pensar em novos hábitos para mudar de vida apenas se isso for um desejo pessoal. Não precisa meditar só pra entrar no grupo de quem medita. Atualmente, tem grupo pra todo mundo, relaxa!

 

Crie uma rotina de hábitos eficientes

Adotar hábitos para mudar de vida é pensar em hábitos eficientes para o dia a dia. Antes de sair da vida sedentária e tentar ser o(a) melhor maratonista do bairro, pense em fazer uma atividade física que vá te servir para coisas do cotidiano. 

Pense em hábitos que conseguem dar a você uma produtividade geral, que significa dormir bem, trabalhar melhor, descansar com qualidade e ser feliz. Porque essas são pequenas práticas que nos permitem imaginar que somos capazes de tudo.

Ou você acha que será capaz de dar um grande passo se estiver com uma rotina insana de trabalho, em que você dorme mal e se alimenta mal? Você não terá sequer humor para pensar em hábitos para mudar de vida.

Como dissemos em outra oportunidade, existe uma conexão direta entre corpo saudável e hábitos saudáveis. E na hora de adotar hábitos para mudar de vida, pense nessas pequenas práticas que listamos. Elas mexem com nosso modelo mental e só nos fazem bem.

Desinchá

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments