Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Que tal criar novos hábitos saudáveis agora?

Você é do time que espera a segunda-feira para começar a dieta ou a atividade física? Se sim, por que esperar para criar novos hábitos saudáveis?

Paulinho da Viola, grande músico, já dizia que “meu mundo é hoje”. Viver o agora, estar presente e se fazer bem hoje é o melhor que podemos fazer por nós.

Antes de falar sobre criar novos hábitos, vamos fazer uma reflexão. 

Viver não é para amadores (para Guimarães Rosa, é muito perigoso). Quem poderia imaginar que em 2020 viveríamos uma pandemia? Alguns cientistas já nos alertavam há anos sobre potenciais perigos, é verdade. Por causa do novo coronavírus, tivemos que mudar nossa forma de viver. Muitos acreditam que foi um ano perdido, que os sonhos foram postergados, que tudo deu errado.

Nós preferimos acreditar que (ainda) é um ano de muitas mudanças. Apesar das enormes dificuldades, temos oportunidade de fazer diferente. O que devemos ou podemos mudar em nós hoje para sermos melhores?

Nossa proposta, neste post, é incentivar você a criar novos hábitos saudáveis agora. Para que esperar o ano novo para isso?

novos hábitos saudáveis


Quanto tempo preciso para criar novos hábitos? 

Você certamente encontrará algumas respostas para isso. As duas mais comum são: 21 dias ou 60 dias. De qualquer forma, depende de qual hábito você pretende criar, o contexto, seu organismo e se você está familiarizado(a) ou não com aquela atividade. 

Jemery Dean, no livro Por que fazemos o que fazemos, conta que é preciso, em média, 20 dias para se acostumar a beber um copo de água depois do café da manhã. No entanto, é preciso 84 dias para se habituar à prática de atividades físicas.  

Os resultados são referências, mas, como dissemos, há muitas variáveis. Se o indivíduo já praticou esportes, poderá se adaptar mais rapidamente se comparado a alguém que nunca praticou. 

Já Charles Duhigg, especialista em comportamentos e hábitos e autor do livro “O Poder do Hábito”, acredita que é preciso 21 dias corridos. Para ele, nosso cérebro segue um fluxo de três etapas:

  1. Gatilho: aquilo que ativa o cérebro para entrar no modo automático.
  2. Rotina: ação (que pode ser emocional, física ou mental) que é automaticamente acionada pelo gatilho.
  3. Recompensa: estímulo positivo que diz ao cérebro que aquela rotina deve ser armazenada, porque funcionou bem.

Um estudo publicado no European Journal of Social Psychology aponta 66 dias para desenvolver novos hábitos. É o tempo necessário para acabar com hábitos prejudiciais que não envolvem substâncias viciantes ao organismo. Os 96 voluntários envolvidos foram observados por 12 semanas e, no 66º dia, apontaram que o novo hábito escolhido se tornou automático.

Resumindo, você pode demorar algum tempo para criar novos hábitos. Quanto mais arraigado, certamente mais difícil, mas jamais impossível.


Como criar novos hábitos saudáveis?

Agora vai! Você está obstinado(a) a criar novos hábitos saudáveis? Será preciso acostumar seu cérebro com o novo padrão para que ele abandone o antigo.

A partir do momento em que uma atividade se torna um hábito, é executada automaticamente. O cérebro não fica sobrecarregado, porque ele já sabe fazer aquilo. O esforço dele será destinado a aprendizados, decisões e problemas no dia a dia. 

Na verdade, pense na seguinte metáfora: em nossa vida, nossos hábitos são impressos no cérebro como tatuagens. Não é possível retirá-las, certo? Mas, com o tempo, ela se desgasta e você pode fazer uma nova tatuagem em cima. Essa nova tatuagem é seu novo hábito ocupando o espaço do velho hábito.

Ou seja, o padrão de comportamento antigo está enraizado, e nosso cérebro gosta de poupar energia para trabalhar no modo automático. Então, precisamos dar uma chacoalhada nele para sair da zona de conforto e aprender tudo de novo. Isso é um grande esforço, pode ter certeza.

Mas tudo passa pelo desejo. Se você quer muito, pagará o preço de deixar o velho hábito para trás com dificuldade, mas pagará. E como criar novos hábitos saudáveis? 

A primeira dica é seguir um roteiro. Na pesquisa dos 66 dias, separaram a aquisição do novo hábito (alimentação saudável) em 4 etapas:

  1. Nos primeiros 22 dias, você deve pedir ajuda às pessoas do seu convívio diário para que se alimente bem, inclusive permitindo o puxão de orelha.
  2. Entre os dias 22 e 44, avalie como as mudanças estão ocorrendo e como elas influenciam no dia a dia (maior disposição, melhor humor e qualidade de sono). Incremente ações para ajudar no novo hábito, como praticar atividades físicas de manhã, acordar mais cedo etc. 
  3. Nos últimos 22, com o risco de recaída, procure um motivo para manter o hábito, como manter a autoestima alta ou ter a capacidade de ser dono(a) dos seus hábitos. 
  4. No fim, comemore seu novo hábito e se dê um presente (só não vale fazer um banquete cheio de comidas nada saudáveis).


Dicas

Durante todo o processo de criar novos hábitos, você se sentirá de muitas formas, positivas e negativas. A ideia de ter um estilo de vida mais saudável é animadora, mas sua execução é realmente difícil. Alimentação equilibrada, atividade física, boas noites de sono. Parece simples, mas não é.

Para tentar facilitar, temos algumas dicas legais:

  • Estude sobre os alimentos para ter mais autonomia ao montar refeições e esteja aberto(a) a novos alimentos;
  • Comece aos poucos, dando um passo de cada vez para chegar ao seu objetivo;
  • Procure boas companhias, pessoas que compartilham os mesmos interesses;
  • Tenha autocompaixão, seja gentil consigo mesmo(a) e não se cobre demais;
  • Identifique seu propósito para se sentir motivado(a) e disposto(a);
  • Comporte-se como um adulto responsável e comprometa-se;
  • Entenda sua rotina para que o hábito faça sentido dentro dela;
  • Faça listas com os objetivos e releia-os sempre;
  • Use aplicativos e outras tecnologias a seu favor;
  • Fale sobre suas metas com outras pessoas;
  • Esteja aberta a novos alimentos;
  • Faça exames periodicamente;
  • Separe um tempo para você;
  • Durma bem;
  • Beba água.


Quais novos hábitos saudáveis posso experimentar?

Pode ser que você já adote alguns dos hábitos que citaremos, e isso é ótimo! Mas sempre há margem para sermos melhores, certo? Não espere o ano novo para começar novos hábitos saudáveis.

Se você não sabe quais seriam eles, listamos alguns a seguir:

 

Dormir bem e ter sono de qualidade

Uma noite mal dormida é sinônimo de mau humor, baixa no sistema imunológico, descontrole emocional, problemas de memória e outros problemas de saúde. Um sono satisfatório (entre 7 e 9 horas por dia, para adultos) e de qualidade é fundamental para longevidade

Para isso, crie novos hábitos saudáveis na hora de se deitar, como ficar longe de aparelhos digitais antes de dormir, se alimentar com comidas leves e fazer meditação. 

 

Fazer escolhas alimentares saudáveis

Assim como o sono, a alimentação saudável faz toda diferença em nosso ritmo diário. Ele determina nossa energia, nossa relação com as atividades e pessoas. E não podemos utilizar a desculpa de falta de tempo ou conveniência para nos alimentarmos mal.

Por isso, novos hábitos alimentares são fundamentais para nossa saúde. A alimentação orgânica já é um ótimo ponto de partida. Diminuir a ingestão de açúcar e de alimentos sem valor nutricional também.

 

Investir em autoconhecimento

Você tem capacidade de controlar suas emoções? Você conhece seus limites? Você desenvolveu maneiras construtivas de lidar com as dificuldades do dia a dia? Se sim, parabéns. Seu nível de autoconhecimento é realmente bom, mas se lembre de que esse é um processo de uma vida inteira.

Existem muitas maneiras de adquirir inteligência (e elegância) emocional e autoconhecimento. Psicoterapia, psicanálise, meditação, terapias alternativas, religião. Há muitas vertentes que você pode seguir para ampliar sua capacidade de lidar consigo mesmo(a) e com os outros.

 

Meditar

Meditação é uma prática saudável, terapêutica e de cura. É um caminho sem volta para quem consegue passar do período de criar novos hábitos. A ideia é prestar atenção propositalmente no momento presente, sem julgamentos. É uma jornada de observação e quietude.

Seus benefícios são inestimáveis, como melhorar concentração, relaxar, desenvolver a resiliência e a criatividade, aquietar a mente, melhorar o estresse e a ansiedade, ter maior auto estima, treinar a autodisciplina, dormir melhor e melhorar o sistema imunológico. 

 

Criar novos hábitos é uma jornada que demanda comprometimento e autorresponsabilidade. Parece simples se alimentar melhor, se exercitar com frequência, dormir bem, e se autoconhecer, mas é difícil.

É difícil, mas não impossível. Não espere dia 31 de dezembro de 2020 para começar.

desinchá mix de verão

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments