Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

Pensando no verão? Veja como cuidar da saúde e se preparar pra estação!

“Vem chegando o verão, o calor no coração, essa magia colorida”. Entregamos a idade, mas essa música de Marina Lima, lançada em 1987, é conhecida por muitas gerações. E ela traz exatamente o sentimento que essa estação nos traz.

Porém, para aproveitar a magia do verão, precisamos ter alguns cuidados especiais com a saúde. Apontamos os principais aqui!

verão


Pratique atividades físicas

Muita gente adora se preparar fisicamente para o verão, e os objetivos são diversos: emagrecer, manter o condicionamento físico, preservar a saúde. Independentemente da meta, as atividades físicas são fundamentais para manter seu corpo em ordem e eliminar toxinas. 

No momento, as temperaturas já estão ficando mais altas no Brasil. Por isso, o ideal é se exercitar no início da manhã ou no fim da tarde, momento em que não tem o sol quente na cabeça, e não há exposição solar. Preferir as sombras na prática de atividades é uma boa pedida sempre, inclusive.

E para quem deseja perder peso para o verão…

é interessante investir em treinos turbinados, tipo o HIIT, que é mais curto e intenso. A metodologia Tabata, inclusive, é muito utilizada para acelerar o metabolismo e potencializar o gasto calórico. Além de ter exercícios aeróbicos, é possível combinar com alguns de hipertrofia.

Mas tenha alguns cuidados: se você está começando agora, dose bem os seus treinos para não forçar sua estrutura corporal, ok? E busque fazer algo que gosta e que dá prazer. Isso torna a prática de atividades físicas mais prazerosas, o que contribui para a saúde, pois você cria o hábito de se exercitar.

E se você está pensando que estamos falando em emagrecer para ter aquele corpo magro padrão no verão, nada disso! Para nós da Desinchá, gordos, magros, altos e baixos só precisam ter saúde. =) Nada impede, porém, você querer emagrecer para ter um corpo padrão. Se você se sentir bem assim, nós apoiamos! 

Estamos pensando nas festas de fim de ano, que trarão aquela comilança de respeito (e as férias, para muitas pessoas). Por isso, muitas pessoas pensam em garantir um crédito agora para poder comer à vontade na festa de Natal com família e/ou amigos.

Cuide da alimentação

Quem, junto com a atividade física, faz a dupla perfeita da saúde? Ela mesma, a alimentação. E ter alguns cuidados com ela no verão é muito importante.

Se você está treinando com algum objetivo, pode ter uma alimentação pré e pós-treino direcionada para potencializar seus resultados. Mas, em épocas de calor, os alimentos mais leves devem estar na sua lista de prioridade. Carboidratos leves antes do exercício e frutas secas e proteínas magras após a atividade são boas opções.

Considerando as altas temperaturas, é também essencial ter mais cuidado com o jejum. Normalmente, nosso apetite cai no verão. Mas, se você não tem o acompanhamento de um profissional para realizar determinado jejum, nada de estripulias, como malhar de estômago vazio!

Na ausência de um profissional para acompanhá-la, coma algo leve, como um suco ou uma vitamina antes de iniciar suas práticas. Isso evita que seu corpo queime os músculos para encontrar energia para o exercício. Isso prejudica emagrecimento e hipertrofia.

No mais, evite refeições grandes, com ingredientes de difícil digestão (alimentos picantes ou embutidos), que provocam excesso de trabalho pelo estômago. Refeições leves, com vegetais e frutas, são ótimas companhias para o verão. Aproveite para investir em alimentos com bastante água, como melancia, alface, chuchu, cenoura, tomate e melão

E, claro, hidrate-se muito. O corpo precisa estar hidratado para funcionar bem, dar saciedade, eliminar toxinas, favorecer o funcionamento intestinal, e ajudar na beleza da pele, do cabelo e das unhas.

Não se esqueça de que, no calor do verão, perdemos água mais facilmente. Por isso, consuma diariamente 2 litros de água, suco natural, chás gelados ou água de coco.

Adote cuidados básicos com você

Está se alimentando bem e se exercitando no calor? Ótimo. Esse é um grande passo para se preparar para o verão. Mas existem alguns cuidados básicos com seu corpo que não deve passar batido. Listamos, a seguir, os indispensáveis:

  • Escolha um bom dia para depilar, que seria no máximo dois dias antes de se expor ao sol ou, no caso de laser, 10 dias antes (e também 10 dias depois). Lembre que a depilação retira uma camada protetora da pele e a deixa mais sensível.
  • Evite ficar com as roupas de banho molhadas, porque o calor e a umidade favorecem a proliferação de bactérias e fungos nas regiões íntimas.
  • Use roupas leves de cor clara, de preferência de linho ou algodão, para eliminar o excesso de calor do organismo com o suor. 
  • Utilize um bom filtro solar com proteção mínima de 30 FPS e retoque a cada 3 horas ou segundo as instruções do produto.
  • Adote chapéus e/ou bonés para proteger o couro cabeludo da exposição solar ou, ainda um creme para pentear com filtro UV.
  • Passe hidratante com frequência para garantir um bronzeado duradouro e para evitar que você fique soltando pele por aí.
  • Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre 12h e 16h), para que não ocorra insolação e desidratação.
  • Proteja suas eventuais tatuagens com bastante protetor solar, evitando que elas percam o contorno e a cor.
  • Use óculos escuros em locais muito claros, como praias.

Por fim, vamos deixar aqui uma orientação breve. Em caso de insolação, que é uma das complicações da exposição excessiva ao calor, refresque o corpo o quanto antes. Fique atento aos sintomas, como dor de cabeça, febre e pele vermelha, sem suor, pulso rápido, respiração ofegante, tonturas e confusão mental. Se eles não passarem com a tentativa de refrescar, procure um médico.

desinchá mix de verão

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments