Sono

Entenda o que pode causar insônia

Entenda o que pode causar insônia

Dormir bem à noite é uma das melhores formas de manter a saúde, produtividade e disposição durante o dia. Mas, de acordo com o estudo divulgado pela Persono, 65% dos brasileiros sofrem de algum distúrbio do sono.

Mas, o que pode causar a insônia? Como diminuir esse quadro e começar a dormir melhor todos os dias? Acompanhe o nosso artigo para saber mais. Boa leitura!

Principais causas da insônia

É importante saber que a nossa mente é a maior influenciadora do nosso corpo. Por isso, a maioria dos fatores que causam a insônia são motivados por situações que devemos manter alerta ou preocupação.

Sendo assim, conheça alguns fatores que podem causar insônia:

Estresse

Preocupações diárias de forma intensa são sim motivos para tirar o nosso sono. Questões ligadas à saúde, economia, trabalho, família e outros fatores podem ser a principal causa de insônia constante.

Distúrbios do sono e outros quadros clínicos

A apneia do sono, síndrome das pernas inquietas, dores e até a depressão podem ser os principais motivadores da insônia. Nesses casos, é ideal ter um acompanhamento com especialistas e relatar para o médico a constante insônia e tudo o que você sente.

Uso de medicação

Algumas medicações possuem certos estimulantes, como cafeína e guaranina. Então, nessa situação, o motivo da falta de sono são os remédios e, se a insônia se manter por muito tempo, pode ficar difícil recuperar o tempo de sono perdido.

Hábitos ruins de sono

Horários irregulares para descanso, realizar atividades que estimulam o corpo no período da noite, usar aparelhos eletrônicos à noite e outros hábitos prejudicam imensamente a qualidade do sono. Por isso, tente criar uma rotina noturna que favoreça uma boa noite. 

Como diminuir a insônia?

Entendendo melhor o que pode causar a insônia é possível mudar certas atividades. Por exemplo, você pode iniciar uma rotina de meditação ou um descanso pelo menos 30 minutos antes de dormir. 

Além disso, evite passar muito tempo em aparelhos eletrônicos, como celulares ou tablets. As luzes brancas incomodam nossos olhos e deixam o cérebro mais ativo. Junto a isso, crie uma rotina de sono e faça atividades que acalmam e tranquilizam a mente e o corpo.

Por exemplo, você pode tomar um bom chá como o nosso Desinchá Noite sabores Maracujá com Pêssego, fazer uma rotina de skincare, ouvir uma boa música e se preparar para dormir com a mente mais calma e serena!

Quer mais dicas para dormir melhor e descansar a mente? Continue acompanhando o nosso blog!

5/5 - (1 voto)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também