Sono

Melatonina: o que é e para que serve o hormônio do sono

Melatonina: o que é e para que serve o hormônio do sono

Nosso corpo precisa de diferentes substâncias para funcionar de forma saudável. Um dos hormônios que ajuda a regular o organismo é a melatonina

Mas, o que é a melatonina? Para que ela serve? Como melhorar a produção dessa substância tão importante? Descubra a resposta para essas e outras perguntas a seguir. Boa leitura!

Entendendo mais sobre a melatonina

Conhecida como hormônio da noite, a melatonina é a substância que ajuda a preparar o corpo para dormir. Ela é produzida naturalmente pelo nosso organismo. Atua na sincronia do ritmo circadiano e regula o relógio biológico.

Produzida pela glândula pineal, no cérebro, é ativada, em resumo, na ausência de estímulos luminosos, o que ajuda no ciclo do sono. Quando o sol se põe e você começa a ter a sensação de que está chegando a hora do descanso, provavelmente é a melatonina cumprindo seu papel. 

Desse modo, quando o ambiente está mais propício para o descanso, a melatonina envia sinais ao organismo. Aos poucos, ocorrem adaptações fisiológicas para indicar que você precisa dormir.

A melatonina serve para auxiliar o ciclo de vigília-sono. Ou seja, ela age como sinalizador ao corpo sobre o momento exato de repousar.

Funcionamento da melatonina

Para agir no corpo, a melatonina tem algumas fases:

Além de elevar a qualidade do sono, a melatonina proporciona diversos outros benefícios. Ela é capaz de proteger e fortalecer o sistema nervoso e imunológico, contribuir para o bom humor e revigorar a saúde física e mental, despertando o bem-estar.

Como melhorar a produção de melatonina?

Mesmo que esse seja um hormônio produzido naturalmente, pode ser estimulado por você, conscientemente, com algumas ações. 

Entenda os sinais do seu corpo

Aos primeiros sinais de sono, o melhor a se fazer é respeitar e entender o seu corpo. Então, se o bocejo aparecer, se prepare: é a hora de dormir! Deixe o ambiente silencioso e escuro, assim você aumenta as chances de relaxar melhor.

Comece um ritual do sono

Nosso corpo é muito acostumado com uma rotina. Saber o que fazer em determinados horários ajuda o cérebro e é muito importante para o sono. Desse modo, comece um ritual simples com algumas ações:

Com certeza, você conseguirá melhorar a melatonina no seu corpo e ainda terá mais disposição!

Tenha uma dieta mais saudável

Consumir alimentos muito pesados pela noite é um verdadeiro problema para quem quer descansar. Por isso, tenha um horário e um cardápio definido para o jantar e saiba o que comer na ceia.

Em todo o caso, opte por receitas leves e algumas bebidas quentes, como o Desinchá Noite.

Ficou com vontade de aprender receitas saudáveis e gostosas? Então, acesse todas as receitas e se delicie! 

Pense sobre a suplementação

A suplementação é uma forma de complementar a presença de diferentes nutrientes e compostos ao corpo. Com uma dose diária e regular, aos poucos você sentirá a melhora da ação da melatonina e, possivelmente, ajudará no descanso saudável.

A Desin desenvolveu um produto único e pensado para melhorar o seu ciclo do sono. A Melatonina Premium reúne cápsulas que contém 0,21 mg de melatonina, que devem ser ingeridas 30 minutos antes de você se deitar. Escolha a Melatonina Premium e priorize a saúde do seu sono!

Conheça também o chá para dormir da Desinchá, uma bebida com gosto de noite tranquila. Assim como a melatonina líquida e a sublingual, ele possui extrato natural de melatonina

Em casos de uso por gestantes, lactantes e crianças, um médico ou nutricionista deve ser consultado para conferir se podem tomar. 

Tomar a dosagem adequada da melatonina é muito importante para garantir bons resultados. Continue a leitura com o conteúdo sobre como tomar melatonina e faça a suplementação correta!

Após aprender para que serve a melatonina, venha conhecer tudo sobre o sono no blog. Acesse o Desinblog e saiba como dormir melhor hoje mesmo! 

4.6/5 - (10 votos)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também