Emagrecimento

Como o jejum intermitente interfere na menstruação

Como o jejum intermitente interfere na menstruação

Hoje eu venho aqui para falar sobre como o jejum intermitente interfere na menstruação. Esses são dois tópicos super em alta agora. O jejum se tornou um dos hábitos mais em pauta ao longo de 2019 e 2020.

Inclusive a gente tem falado bastante sobre ele aqui no Desinblog. Já o ciclo menstrual embora, acreditemos ou não, ainda é um tabu. Pois bem, esses dois tópicos se cruzam sim, pois interferem diretamente um no outro.

É sobre isso que vou me aprofundar nesse texto. Acompanhe!

jejum intermitente e ciclo menstrual menstruação
 
A maioria das mulheres vivencia alguma sensação diferente durante o período menstrual. Pra algumas é aquela sensação de lentidão. Pra outras é ansiedade, ou talvez elas simplesmente se sintam “pra baixo”, não é mesmo?

De acordo com a médica Amy Shah, M.D., há uma razão perfeitamente clara para a gente se sentir um pouco sem clima nessa época do mês. E isso tem tudo a ver com nossos hormônios. Sua gineco também pode te explicar sobre isso! Esse papo é super enriquecedor e eu indico.  

Nossos hormônios direcionam a forma como nossos corpos reagem a certos planos alimentares. O jejum intermitente ficou famoso pela promessa de saúde e controle do acúmulo de gordura ruim no corpo. Mas, há um momento em que você deve realmente adiar o jejum: a semana antes da sua menstruação.
 
Embora você possa pensar que reduzir o jejum intermitente DURANTE o período menstrual é o caminho a seguir, estamos aqui para te dizer que jejum enquanto você está menstruada é bom.

É apenas uma semana ANTES da sua menstruação que é a melhor estratégia. Vamos te explicar por que você não deve jejuar antes do início do seu período, e como fazê-lo com segurança para colher o máximo de benefícios. 

Por que você não deveria jejuar na semana anterior a sua menstruação? 

Segundo Shah, na semana anterior à sua menstruação é quando seu corpo está mais vulnerável ao estresse

O estrogênio do nosso corpo apresenta uma queda acentuada neste momento, o que leva à sensibilidade ao cortisol (nosso hormônio do estresse). É por isso que, antes do período menstrual, a gente tem mudanças no humor e nos níveis de energia, ou pode ter alguns desejos de açúcar.

Como o corpo está mais sensível ao estresse, médicos recomendam que sejam evitados estressores adicionais na nossa vida, incluindo exercícios de alta intensidade e – você adivinhou – jejum intermitente.

Às vezes, esses estressores herméticos são ótimos, pois podem ensinar seu corpo a crescer e se tornar resiliente. Mas, a gente sempre acredita que deveríamos relaxar quando nossos corpos são mais sensíveis ao estresse.  

Tá bom, então como você deve comer na semana anterior a sua menstruação? 

Embora não seja o ideal fazer jejum intermitente nessa semana, reconhecemos que o jejum pode ser uma rotina importante para algumas pessoas.

Dito isto, a ideia pode ser reduzir o seu jejum se você não puder, ou não quiser, fazer uma pausa completa. Isso significa jejuar apenas 12 horas em vez de 16, por exemplo.

A chave é derrubá-lo um pouco, apenas para seu corpo não passar por muito estresse ao mesmo tempo. Na verdade, não importa muito com o que você está acostumado, o importante é apenas diminuir a intensidade do jejum.

Outro caminho que pode ajudar é complementar sua dieta com suplementos. A suplementação de magnésio, por exemplo, pode ajudar a aliviar os sintomas da TPM. Aqui é super importante também conversar com sua gineco para entender quais as melhores vitaminas para você.

Cada corpo tem suas particularidades, não é mesmo? Essas suplementações em sua grande maioria são encontradas em alimentos comuns a nossos hábitos de consumo, o que facilita muito esse ajuste. O magnésio que citamos aqui é encontrado em nozes e diversas sementes.

 
Fazer jejum intermitente durante a menstruação é OK. Como fazer isso com em segurança?

Então, você passou por sua semana de autocuidado e está pronta para começar a jejuar novamente. No entanto, Shah recomenda que você não pule direto assim que o período menstrual começar. É melhor começar no segundo ou terceiro dia do período menstrual

Durante os primeiros dias em que seu fluxo é mais intenso, é comum ainda se sentir cansada. Você está se recuperando de uma queda hormonal e está perdendo uma quantidade razoável de sangue.

Quando seus níveis hormonais começarem a subir, você se sentirá notavelmente mais enérgica. Aí você pode iniciar os treinos de jejum e exercícios novamente. 

Por alguma razão, existe esse senso comum de que a gente deve aumentar o autocuidado durante o período de menstruação. É realmente a semana anterior que nossos corpos podiam usar uma boa dose de autocuidado. 

“Acho que o boato vem do fato de que as pessoas imaginam a menstruação da mesma forma”, diz Shah. Quando, na realidade, você pode se sentir lenta nos primeiros dias da menstruação (afinal seu corpo ainda está sofrendo uma queda hormonal da semana anterior).

Mas, durante a segunda metade do seu ciclo, seu corpo é resistente ao estresse e seus hormônios estão em níveis bastante adequados. Ótimos níveis, até. 

“Se seus hormônios estão equilibrados, você come bem, dorme bem e cuida do seu estresse. Em dois ou três dias, você deve estar se sentindo muito bem”, acrescenta Shah. 

 
Conclusão?

Embora seja importante falar com seu próprio médico, sempre antes de iniciar qualquer dieta restritiva, as dicas de Shah são valiosas para aquelas que querem aderir ao jejum intermitente, mas podem ter dificuldades durante o período menstrual. 

A chave do sucesso? Sempre ouça seu corpo da melhor maneira possível. Se você se sentir bem, então ótimo! Mas, se você estiver sentindo alguns desses sintomas, mencionados por aqui, verificar seus hormônios pode ajudar bastante – e uma pausa no jejum pode até te ajudar a obter resultados ainda melhores.
 
*Conteúdo traduzido e editado de Mindbodygreen  

4.4/5 - (10 votos)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também