Corpo

Imunidade baixa: quais as causas e consequências?

Imunidade baixa: quais as causas e consequências?

O que acontece quando nosso corpo está com a imunidade baixa? Primeiramente, saiba que o organismo humano possui diversos mecanismos de proteção. E o responsável por essa segurança é o sistema imunológico, que nos defende de vírus, bactérias, micróbios, entre outros possíveis agentes. Mas, 

Nessas situações, é muito comum sentirmos alguns sintomas de resfriado, como irritação na garganta e algumas dores locais. Para descobrir por que isso acontece, quais são as consequências de estar com a imunidade baixa e o que fazer para mudar essa situação, preparamos esse artigo! 

O corpo apresenta sintomas de imunidade baixa?

Antes de conhecermos os sintomas da imunidade baixa, precisamos saber um pouco melhor sobre a maneira como o sistema imunológico funciona. Para isso, imagine que nosso corpo é um prédio residencial muito movimentado e que recebe muitas visitas.

Os visitantes indesejados são como os vírus e as bactérias. Para impedir que eles invadam o prédio, existe um porteiro responsável pela segurança do local. É assim que atua nosso sistema imunológico.

Quando o corpo não consegue manter forte o sistema imunológico, os vírus, bactérias e outros microorganismos podem superar os mecanismos de defesa e causar danos à nossa saúde. Nas vezes em que isso acontece, o corpo apresenta diversos sintomas de imunidade baixa

Por meio de alguns sinais como, o cansaço em excesso e infecções, podemos identificar que há algo de errado. Também podemos destacar outros sintomas apresentados pelo corpo, como o surgimento de manchas na pele, febre, náusea, resfriados simples que demoram a passar, queda de cabelo e demora nos processos de cicatrização. 

O que causa imunidade baixa?

A causa da imunidade baixa é multifatorial. Isso significa dizer que são muitos os fatores que podem causar a diminuição da capacidade do corpo de se proteger. A má alimentação, por exemplo, pode contribuir muito para a imunidade baixa. Isso porque o bom funcionamento do sistema imunológico depende muito da ingestão de vitaminas e minerais.

O excesso no consumo de bebidas alcoólicas e dos níveis de estresse também são fatores de diminuição da imunidade. Também existem algumas doenças que têm como característica a diminuição da imunidade. Câncer e diabetes são algumas das enfermidades que podem reduzir a proteção do corpo.

O que fazer para aumentar a imunidade?

Para aumentar a imunidade é fundamental ter uma boa alimentação. Com frutas e verduras e evitar os ultraprocessados, você já estará no caminho certo para uma vida mais saudável!

Além disso, é muito importante prestar atenção na ingestão e produção de vitaminas. Por exemplo, a obtenção de vitamina D no inverno é comprometida pelos dias de pouco sol. Portanto, é preciso procurar alternativas para suprir as demandas do corpo por vitaminas.

Outra combinação importante de nutrientes para o fortalecimento do sistema imunológico é o zinco e a vitamina C, ingredientes comuns em shots matinais. A prática de atividade física moderada também é uma importante aliada para aumentar a imunidade. 

Se os sintomas persistirem por alguns dias, não deixe de procurar o seu médico.

4.8/5 - (5 votos)

Comentários

2 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também