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Fim de ano: descubra como fazer uma ceia saudável

As festas de fim de ano são uma comilança tradição no Brasil. No Natal ou no Reveillon, a certeza é que a mesa estará farta. Mas é possível fazer uma ceia saudável nessas circunstâncias? 

É possível, sim, ter uma noite incrível e saborosa! E nós demos algumas dicas boas a seguir!

ceia saudável

 

Substituição de pratos para uma ceia saudável

Quais as chances de uma pessoa ficar sem uma ceia saborosa no Natal ou no Ano Novo? Muito pequenas, né? 

Para quem quer manter a alimentação equilibrada, isso pode ser ainda mais desafiador.

Agora, vamos pensar de maneira crítica. Você já parou para pensar que, em pleno verão brasileiro, nós temos escolhas incompreensíveis para a estação? Copiamos os alimentos gordurosos e calóricos do Hemisfério Norte, onde é inverno no fim do ano. Nossa ceia, em muitos casos, não faz sentido.

Mas é possível ter uma ceia saudável e adequada nas festas de fim de ano. E o segredo está na substituição de alimentos e pratos.

Entradas

Que tal alguns petiscos em sua ceia saudável? Troque as entradas fritas e calóricas por uma pasta de grão de bico (homus tahine) servida com cenouras em palitos. 

Outra opção é uma ricota temperada servida com biscoitinhos de arroz ou torradinhas, ou ainda chips de mandioca assados.

“Use com moderação” os queijos, azeitonas, salames e outros do gênero. Se quiser MUITO um queijo (em Minas Gerais terá, pode ter certeza), opte por um espetinho de queijo branco, tomate cereja e manjericão. Refrescante e delicioso.

Lembre-se de que as entradas são apenas entradas. Pode jantar as entradas? Bom, é possível. Mas é legal conseguir chegar até o fim da ceia saudável, né.

Acompanhamentos

O campeão de audiência nas entradas de qualquer mesa de fim de ano é o salpicão. Normalmente, é feito com maionese de leite de vaca, frango e batata palha, além de outros ingredientes. Isso não faz parte de uma ceia saudável, certo? Certo. E como torná-lo saudável?

Substitua a maionese por iogurte ou por maionese de castanha de caju. Atende a veganos e alérgicos ao leite, ao mesmo tempo em que você usufrui da gordura do bem, das vitaminas e dos minerais da castanha.

Você também pode substituir o frango e o presunto por tofu (defumado, ralado ou picado). Em seguida, só agregar vegetais sortidos (tomate, cenoura, cebola roxa, milho etc) e maçã, ameixa ou uva passa (se você for do time agridoce).

Tem farofa na ceia saudável? É claro que tem farofa, aqui é Brasil! Mas não precisa colocar presunto, bacon e toda a sorte de embutidos, né. 

Farofa de mandioca, de milho ou de panko ficam ótimas com temperos naturais, cebola e alho refogados no azeite, e oleaginosas. Se quiser colorir o prato, coloque cenoura e beterraba cruas e raladas.

Para quem não fica sem arroz, também pode deixar de lado os embutidos e incluir os vegetais. É um arroz a grega mais saudável, que também leva temperos naturais (alecrim, cúrcuma, páprica defumada) e sementes (chia, linhaça etc). 

Para os mais naturais, substitua o arroz branco por arroz negro, vermelho e integral. Ou troque de vez o arroz por quinua em grãos cozidos.

A lentilha é outro prato sempre presente na mesa dos supersticiosos. A leguminosa, rica em fibras, proteínas, ferro e zinco, fornece bastante energia para curtir as festas. Vale evitar colocar linguiça calabresa e bacon para deixá-la mais saudável.

Carnes

As carnes estão no centro de muitas ceias de fim de ano. Dentre todas elas, o peru é a melhor escolha por ser uma fonte de proteína magra e de zinco. A sugestão é temperar em casa, evitando os perus temperados nas fábricas, que vêm com muitos aditivos químicos.

Outra boa ideia é escolher peixes orgânicos para a ceia saudável. E sempre que puder, evite o tender, porque a carne embutida é bastante gordurosa. 

Para os veganos e vegetarianos, é só caprichar nos acompanhamentos, porque as carnes não farão diferença.

Sobremesas

É aqui que a coisa aperta. Já passou a noite inteira comendo, mas vê aquela TORTA DE CASA DE VÓ na mesa… Não tem mais onde caber comida, mas vai caber, sim. É uma questão de honra.

Bom, vamos tentar deixar a situação mais favorável. Para uma ceia saudável, é possível assar a rabanada ao invés de fritá-la. O leite pode ser desnatado, ou, preferencialmente, ser um leite de amêndoas. Nem precisa de tanto açúcar assim. Já ficou bem melhor. 

Ah, o panetone. Esse pão seco doce tradicionalmente leva frutas secas. Mas hoje ele já vem na versão sem frutas e com muito recheio. Chocolate, doce de leite, tanto faz. Na dúvida, faça um panetone em casa, porque não têm tantos produtos químicos.

Picolés caseiros de frutas, mousse de chocolate feita com abacate, brigadeiro de banana, rabanadas assadas… Essas também são algumas opções para sobremesas de uma ceia saudável. 

Por fim, para muitas pessoas, é uma grande “sacanagem” falar de frutas como opções de sobremesas. Mas, sim. Frutas desidratadas, como maçã, damasco, ameixa e abacaxi são uma delícia e podem substituir um doce bem calórico.

Bebidas

Eu posso até falar para evitar álcool nas festas de fim de ano, mas sei que, para muitas pessoas, as bebidas alcoólicas são uma diversão à parte. Então, nossa dica aqui é para beber com inteligência para não passar mal. Ninguém merece, em pleno fim de ano, ficar de ressaca.

Se você quer evitar álcool e refrigerantes, perfeito. Sucos de frutas integrais e naturais podem ser misturados e servidos em taças (fica super chique!). A kombucha também cai bem e mantém o ar festivo. Águas aromatizadas com e sem gás podem fazer parte do cardápio.

 

Fim de ano até pode ser o vale night alimentar que muita gente espera… Mas é possível ter uma ceia mais saudável e deliciosa. Deixamos aqui 15 receitas para uma ceia saudável do Guia da Semana!

O que importa é estar ao lado de quem a gente gosta e se divertir. Talvez, neste ano, a festa não seja tão animada por causa da pandemia, mas dias melhores virão, certamente.

Ah! E se meter o pé na jaca, levanta a cabeça e desintoxica esse corpo nos dias seguintes.

 

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