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Corpo saudável = hábitos saudáveis

Um corpo saudável depende de bons hábitos em toda a vida. Se você ainda não é adepto(a) a isso, nunca é tarde para começar… 

corpo saudável


Seu corpo, suas regras, sua casa 

Sem entrar na discussão filosófica que indaga se somos realmente livres, se fazemos escolhas sem imposição ou interferência de terceiros, você faz o que desejar com seu corpo.  

Passar protetor solar todos os dias ou não, depilar ou não, ser gordo(a), ser magro(a), ter tatuagem. O que você deseja fazer com seu corpo (ou como prefere tratá-lo) é uma escolha exclusivamente sua. Seu corpo, suas regras. 

No entanto, apesar de você ditar as regras que te regem, não podemos lutar contra a verdade de que nosso corpo é uma máquina temporária, frágil e limitada. Envelhecer é inevitável e ocorre com todos nós. 

Por isso, temos que ter em mente que nosso corpo é nossa casa: quanto melhor a manutenção geral e periódica, mais ela pode durar. “Pode”, porque há eventos imprevisíveis que podem ocorrer, claro. Mas nós podemos fazer nossa parte. 

Nós, da Desinchá, defendemos um cuidado constante com o corpo e com a mente. A saúde, para nós, é algo recorrente e simples. Por isso, motivamos a todos a ter um corpo saudável. E, claro, isso não significa estar magro, apesar dos padrões tentarem fazer a sociedade acreditar que ser magro é sinônimo de ser saudável. 


Tanto faz sua aparência física
 

Um corpo saudável vai muito além da aparência física. Muito mesmo. Um homem magro e atlético pode sofrer com diabetes e problemas mentais. Uma mulher acima do peso pode ser muito saudável. Não há relação direta entre esses fatores. O que há é preconceito, gordofobia. 

Algumas doenças são, sim, diretamente relacionadas com a obesidade. Mas é preciso avaliar muita coisa por trás para saber se um corpo é realmente saudável. 

Inclusive, de acordo com o nutrólogo José Alves Lara Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN), uma pessoa que come muito pode ser magra, e uma pessoa que come pouco pode ser gorda.  

Ele explica: “Os genes são fundamentais para determinar como será o metabolismo de um indivíduo. Um obeso pode ter o perfil metabólico de um magro e uma pessoa magra pode apresentar o perfil metabólico de um obeso”. 

Lembra quando explicamos sobre o IMC e a gordura corporal? Pois é. O IMC é prático, mas outros fatores de risco, como histórico familiar e estado emocional contam bastante.  

Considerando todo esse contexto, para ter um corpo saudável, independentemente da aparência, é preciso pensar a longo prazo.

 

Pensamento a longo prazo 

Pensar a longo prazo quando se pensa em corpo saudável é prezar pela longevidade. Durante nossa caminhada, precisamos ter hábitos que podem nos levar mais longe na vida. Caso contrário, vamos colhendo doenças, o que diminui nossa qualidade de vida e a encurta. Não sei vocês, mas eu quero viver uns 100 anos, mesmo que seja neste mundo louco.  

Para isso, vamos adotando hábitos para evitar envelhecimento da pele e dos órgãos, e a famosa “dor nas juntas”, práticas que previnem doenças cardiovasculares (a grande causa de morte em adultos e idosos) e muito mais para ter um corpo saudável. 

Para conseguir atingir a longevidade, porém, nossos bons hábitos devem começar agora. Mesmo que você esteja na flor da idade para o trabalho, equilibre suas horas com o lazer e o descanso. Seu corpo ainda aguenta um porre? Ótimo, mas não exagere na bebida alcoólica. O verão chegou? Beba bastante água e passe protetor solar. Busque contato com a natureza. 

Você deve assumir, agora, um programa de vida mais saudável. Já no início, após 15 dias, você notará como seu corpo reage bem a isso. Você fica mais disposto(a) e bem humorado(a), passa a dormir melhor e verá muitos outros benefícios. Seu “eu” do futuro agradece. 


Dicas de hábitos saudáveis para ter um corpo saudável
 

E já que começamos a dar algumas dicas para ter um corpo saudável e mais longevidade, vamos fazer o trabalho direito. 

Corpo saudável depende não só de saúde física, mas de saúde emocional e psíquica. Por isso, listamos abaixo uma série de hábitos saudáveis para você adotar. Como são muitos, pode ser aos poucos, nós somos bem pacientes! =) 

  • Procure se conhecer e se respeitar em primeiro lugar para tomar as melhores decisões para si (faça terapia/análise!); 
  • Procure a companhia de pessoas que também buscam manter um corpo saudável; 
  • Faça exercícios de relaxamento, como meditação, yoga, massagem, acupuntura; 
  • Mantenha sua mente ativa para aliviar o estresse e estimular a criatividade; 
  • Organize sua vida pessoal e profissional, buscando sempre o equilíbrio; 
  • Faça refeições balanceadas, em quantidade suficiente apenas; 
  • Tenha projetos de vida para curto, médio e longo prazo; 
  • Tenha uma playlist para animar seu dia e sua rotina; 
  • Faça uma atividade física que combine com você; 
  • Movimente-se durante o dia, mesmo no trabalho; 
  • Expresse gratidão, amor e outros sentimentos; 
  • Procure ver sempre o lado bom das coisas; 
  • Cuide de seus vínculos afetivos e sociais; 
  • Vá ao médico com alguma frequência; 
  • Beba cerca de 2 litros de água por dia;  
  • Controle seu estresse e respire fundo; 
  • Faça alongamentos ao longo do dia; 
  • Cuide da sua postura no dia a dia; 
  • Tenha um sono restaurador; 
  • Priorize sua saúde; 
  • Consuma cultura; 
  • Viva no presente; 
  • Não faça regime; 
  • Sorria bastante; 
  • Não fume. 

 

Nosso corpo saudável é adquirido com hábitos saudáveis, não por meio da “magreza” pura e simplesmente. Comece hoje mesmo a se cuidar…Nos vemos aos 100 anos! 

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