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Como manter uma rotina saudável no ano novo

Ceia de Natal, comidinhas e bons drinks no réveillon. Mesmo com a pandemia e a impossibilidade de nos juntarmos em uma grande festa (saudades), o fim de ano está aí, e com ela a comilança. Mas, pasme, é possível manter uma rotina saudável no ano novo.

Cá entre nós, ninguém resistirá às delícias servidas nas festas de fim de ano. Existe uma enorme tradição de comemorar juntos aos queridos. Não seremos estraga-prazeres, que falam que não pode comer X e Y.

Em contrapartida, trouxemos algumas dicas para se preparar para as comemorações e conseguir manter a rotina saudável nessa época especial!

rotina saudável


Não faça “regime preventivo”

Regime é uma palavra para deletar da sua vida.  Essa prática se baseia em uma série de restrições na alimentação para conseguir um resultado imediato. Mas aí o peso volta todo depois, no chamado efeito sanfona. Se estamos falando de rotina saudável, regime não entra. Ele não serve para equalizar a comilança das festas.

O ideal é ter sempre uma alimentação equilibrada, nutritiva e que não cause ansiedade, como o regime. Inclusive, apenas a título de curiosidade, regime e compulsão alimentar são faces de uma mesma moeda.

Continue a prática de atividades físicas 

Toda rotina saudável tem uma atividade física em seu centro. Mas é muito comum chegarmos ao fim do ano e darmos uma pausa por causa das comemorações e dos feriados. De pronto, já avisamos: é uma cilada, Bino!

Se uma rotina saudável depende de uma rotina esportiva, não pare. São as atividades que servirão de prevenção para o ganho de peso. As calorias a mais que ganharemos no Natal e no Réveillon não podem nos vencer! 

Com uma prática esportiva, por exemplo, impedimos que as gordurinhas se acumulem no corpo. Além disso, teremos mais energia e disposição para curtir as festas.

Consuma bebidas que ajudam a desinchar

Desinchá. Pronto. Tópico resumido. Mas, se faltar Desinchá, tenha na geladeira água de coco e sucos naturais (que contenham folhas verdes escuras e salsinha). Essas bebidas reduzirão o inchaço causado pelas bebidas gaseificadas e/ou alcoólicas. 

Nos dias após a festa, nossa dica é preparar sucos detox para ajudar a eliminar as toxinas do organismo. Por isso, estão sempre presentes na vida de quem tem uma rotina saudável. Eles também facilitam a digestão e ajudam na ressaca impedem o mal-estar por excesso de bebida. 

Hidrate-se

Parece bobagem, mas para manter uma rotina saudável no ano novo é preciso beber bastante água. Precisamos lembrar que, no Brasil, fim de ano é sinônimo de verão e altas temperaturas. 

Com isso, nossa transpiração é maior, e precisamos repor a perda de água. E, não, sua cervejinha não substitui a água. Alterne sua bebida alcoólica com água, inclusive.

Coma uma saladinha básica antes das refeições

Existem inúmeras combinações de saladas deliciosas que fogem daquilo que comemos no dia a dia. Elas costumam aparecer nas ceias de Natal e Réveillon, com folhas, legumes, grãos e proteína animal (se você não for vegetariano ou vegano).

Refrescantes e ricas em nutrientes, essas saladas podem ajudar você a se controlar melhor ao longo da noite. Prefira comer como entrada, para maneirar no prato principal e nas sobremesas.

Mas além de impedir você de comer como se estivesse despedindo do mundo, elas também são importantes para o bom funcionamento do organismo, o que é fundamental para uma rotina saudável.

Experimente antes de comer

Você é parte do time que experimenta de tudo? Se sim, deixamos uma dica ótima para manter a rotina saudável no ano novo, quando o assunto é comer: não vá com muita “sede ao pote”. 

Antes de se servir, experimente uma pequena porção dos pratos que mais te chamam atenção. Assim, você evita desperdiçar ou comer “obrigado” caso não goste, ou ainda ter um prato mais equilibrado e saudável.

Intensifique alguns hábitos

Se você é mais preocupado(a) em evitar o ganho de peso no fim de ano, temos uma boa notícia: é possível manter sua rotina saudável intensificando alguns hábitos algumas semanas antes das festas.

Algumas práticas deveriam estar na sua rotina há mais tempo, mas, se não estão, ainda dá tempo. Evite ao máximo os alimentos industrializados, consuma mais frutas e verduras, prefira alimentos in natura. 

Invista mais na atividade física para manter sua rotina saudável e não deixar o metabolismo cair. Assim, mesmo com a comilança ou com uma pequena pausa nas atividades, ele voltará em um segundo para sua rotina saudável.

 

Manter uma rotina saudável no ano novo é possível, e não precisamos de qualquer malabarismo para isso. Lembre-se de que temos somente 8 dias entre o Natal e o Reveillon, e nenhum alimento isolado poderá comprometer o que você fez nos outros 357. 

Por isso, nossa dica é sempre manter a consistência de uma rotina saudável. Não é à toa que recomendamos tomar o Desinchá to-dos os dias. 😉 

Desinchá

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