Hábitos

Como absorver melhor vitamina D?

Como absorver melhor vitamina D?

A vitamina D é frequentemente chamada de “vitamina do sol” – e com razão! Ela é sintetizada através da exposição aos raios solares, e desempenha um papel vital em vários processos essenciais para a saúde do nosso corpo.

Neste artigo preparado pela Desinchá, explorare a importância da vitamina D, suas fontes e fatores que afetam sua absorção. Continue lendo para descobrir como garantir a absorção adequada dessa vitamina! 

O papel da vitamina D no corpo

A vitamina D desempenha funções vitais em diversos sistemas do corpo humano, como o sistema muscular, ósseo e imunológico. 

É uma vitamina essencial na absorção de cálcio, que auxilia na formação e manutenção de ossos e dentes. Ela também desempenha papéis importantes na regulação da proliferação celular e no fortalecimento do sistema imunológico, reduzindo o risco de doenças autoimunes. 

A deficiência de vitamina D está associada a um maior risco de doenças autoimunes, certos tipos de câncer, fraqueza muscular, problemas cardiovasculares e até mesmo impactos no desenvolvimento cerebral. 

Por isso, garantir que os níveis de vitamina D estão adequados é essencial para a saúde e o bem-estar geral.

Principais fontes de vitamina D

A vitamina D é um nutriente sintetizado de forma endógena – ou seja, se origina no organismo. A principal fonte da vitamina no corpo humano vem dos raios UVB, e a sintetização do nutriente acontece a partir da incidência dos raios solares na pele. 

Cerca de 80% da vitamina produzida pelo corpo acontece dessa forma, com a exposição ao sol. No entanto, fatores como a latitude, estação do ano, hora do dia, cor da pele e uso de protetor solar podem influenciar essa produção.

Além do sol, a vitamina D também pode ser obtida pela alimentação, ainda que em menor número. Cogumelos, gema de ovo e principalmente peixes ricos em gordura, como atum, salmão e sardinhas são as principais fontes desse nutriente através da comida.

Para quem tem dificuldade em obter os níveis recomendados de vitamina por meio de exposição solar e dieta, a suplementação é uma boa solução.

Fatores que influenciam a absorção da vitamina

Vários fatores podem afetar a absorção da vitamina D no organismo, mesmo para aquelas pessoas que se expõem à luz do sol com frequência. 

O maior deles é a idade, já que com o passar do tempo, o intestino passa a absorver menos vitaminas, prejudicando a sintetização da vitamina D por pessoas idosas

Esse grupo acaba se tornando mais suscetível a doenças como a osteoporose, aumentando o risco de fraturas ósseas.  

Algumas condições de saúde, como a doença celíaca e a insuficiência renal crônica também podem afetar a absorção desse nutriente. 

No caso da intolerância ao glúten, as inflamações no intestino características dessa doença atrapalham a sintetização da vitamina. Já os problemas renais impedem a ativação da vitamina, mesmo quando ela é produzida com a exposição solar.

Para as grávidas, a vitamina D tem um papel fundamental no desenvolvimento do feto. Por seu papel no funcionamento do sistema imunológico, a vitamina também protege a mãe e o bebê de infecções e outros problemas. 

Além disso, pessoas que não tem costume de tomar sol e que passam a maioria do tempo em ambientes fechados são mais propensas a essa deficiência. Por isso, alguns cuidados são essenciais e podem fazer a diferença.

Como garantir que a vitamina D está sendo bem absorvida?

Já sabemos que a vitamina D tem papéis muito importantes no organismo, atuando em vários sistemas e tecidos. Assim como outros nutrientes, é importante tomar os cuidados necessários para evitar a deficiência dela. 

A forma mais certeira de monitorar os níveis de vitamina D no corpo é o exame de sangue, que pode ser solicitado por um médico, nutricionista ou outro profissional da saúde, a depender do caso. 

Mas, para quem quer garantir a absorção desse nutriente, algumas dicas simples podem ser úteis:

Para aqueles que não conseguem manter os níveis da vitamina altos o suficiente mesmo tomando todos os cuidados, a suplementação é uma ótima solução. É importante consultar um médico para investigar a situação e receitar a dose adequada de suplemento.

Deficiência de vitamina D

É comum pensar que em um país tropical como o Brasil, a deficiência de vitamina D não é recorrente. Mas, infelizmente, um estudo mostrou que, mesmo no verão, o Brasil tem prevalência de deficiência de vitamina D próxima a países europeus. 

Entre os sintomas da deficiência da vitamina D, estão:

Essa deficiência normalmente ocorre em pessoas que não são expostas à luz solar com frequência e não ingerem a quantidade necessária de vitamina D. Mas o que acontece nesses casos?

A carência desse nutriente pode levar a diversos problemas de saúde, como fraqueza muscular, osteoporose, maior risco de doenças crônicas e autoimunes, e até mesmo  depressão. 

Por isso, é indispensável tomar todos os cuidados para potencializar a absorção da vitamina D no corpo. Garantindo uma combinação de exposição solar, alimentação saudável e, quando necessário, suplementação, é possível maximizar a produção dessa vitamina crucial e promover o bem-estar a longo prazo! 

Continue no blog da Desinchá e descubra quais frutas tem mais vitamina C!

Fontes:

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-nutricionais/vitaminas/defici%C3%AAncia-de-vitamina-d

https://agencia.fiocruz.br/estudo-revela-que-brasileiros-tem-deficiencia-de-vitamina-d-mesmo-no-verao

Conheça a Gummy!

Na Desinchá, você encontra uma maneira muito mais gostosa de adicionar mais vitamina D à sua alimentação saudável. A Gummy Vitamina D3 Sunshine é zero açúcar e em formato de gomas mastigáveis!

Com o sabor manga, essa vitamina gummy te ajudará a absorver melhor a vitamina D e te acompanha em todos os compromissos da sua rotina, experimente!

Avalie post

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também