Sono

Aprenda tudo sobre o ciclo do sono

Aprenda tudo sobre o ciclo do sono

Dormir bem depende de uma série de fatores. Nossa saúde, mente e corpo sentem diariamente as consequências de uma noite de sono mal dormida. Afinal, se o ciclo do sono não funcionar normalmente, todo o nosso sistema sente os efeitos.

Mas, você sabe o que é, como funciona e quais são os ciclos do sono? Nesse artigo vamos te explicar todos os detalhes em cada fase do sono e mostrar o que pode interferir na qualidade do seu sono.

Boa leitura!

O que é o ciclo do sono?

O ciclo do sono são os estágios que o nosso sono passa durante a noite repetidas vezes. Cada fase possui uma característica e uma importância ativa no nosso descanso. Por isso, reconhecer e entender melhor cada etapa é uma forma de melhorar a saúde do sono.

Cada fase é caracterizada pela sigla REM, Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos. O REM é uma das fases do ciclo do sono e as outras três são conhecidas por serem não-REM.

Então, conheça mais sobre os estágios do sono, qual sua duração e as características de cada etapa. Acompanhe:

Estágio 1 do sono não-REM

A primeira fase do ciclo do sono é conhecida por ser não-REM. Esse é o momento que o corpo entra na fase de transição entre estar acordado e estar dormindo

Ela dura de 1 a 5 minutos e é aquele sono leve, com a respiração e movimentos mais lentos. Nossos músculos começam a relaxar e as ondas cerebrais se modificam para entrar no próximo estágio.

Estágio 2 do sono não-REM

Essa etapa é considerada uma fase intermediária entre o sono leve e o mais profundo. Ou seja, nosso corpo relaxa muito mais, diminui a sua temperatura e encerra o movimento dos olhos.

Na primeira vez que o corpo se encontra nesse estágio, o sono dura, mais ou menos, de 10 a 25 minutos. Mesmo que a atividade cerebral diminua, ainda se mantém ativa para evitar que você acorde com algum estímulo externo.

Estágio 3 do sono não-REM

A última fase não-REM é o sono profundo de fato. Geralmente, dura de 20 a 40 minutos. Essa fase é quando o corpo está muito mais tranquilo, sendo assim, fica ainda mais difícil ser acordado por estímulos externos.

Esse período do ciclo do sono é um dos mais importantes para o hormônio do crescimento e criatividade. Justamente por fazer nosso sistema se alinhar por completo e revigorar todo o corpo.

Sono REM

Diferente das outras etapas do ciclo do sono, a fase REM ocorre pela primeira vez depois de 90 minutos dormindo. Assim como os outros estágios, ela acontece várias vezes durante a noite, com uma duração maior, podendo chegar a 1 hora.

Nosso corpo também se comporta de outra maneira nesse momento, pois os olhos se movem rapidamente e as ondas cerebrais se assemelham muito com aquelas produzidas quando estamos acordados.

A respiração é mais rápida, irregular e a frequência cardíaca também aumenta. Na maioria das vezes, os outros músculos do corpo se mantêm paralisados, mas, dependendo do sonho, pode ser que haja algum movimento ou fala.

Fatores que interferem no ciclo do sono

A duração de cada estágio e a quantidade de ciclos que acontecem à noite variam muito de pessoa para pessoa. Mas, certos fatores externos e internos podem atrapalhar o ciclo do sono normal. Veja alguns deles:

Idade

O ciclo do sono de um adulto é diferente de um adolescente e de uma criança. Por isso, a idade influencia em toda a qualidade do sono.

Por exemplo, os recém-nascidos entram no sono REM poucos minutos após adormecerem. As crianças, no entanto, atingem um padrão do ciclo do sono com 5 anos de idade. E, quanto mais velhos ficamos, a tendência do corpo é ter menos períodos de sono REM.

Distúrbios de sono

A apneia, síndrome das pernas nervosas, paralisia do sono e tantos outros distúrbios podem influenciar negativamente o ciclo de descanso à noite. Por isso, é importante consultar especialistas para ajudar a dormir melhor.

Alimentação antes de ir dormir

Como você sabe, a alimentação tem muita influência durante a noite. Por isso, opte por uma ceia mais leve, com comidas mais saudáveis e também um bom chá.

Aqui na Desinchá, você encontra diversos sabores únicos, inclusive nosso Desinchá Noite. Feito com 8 ingredientes, só o Desinchá Noite tem sabor frutado e envolvente. É perfeito para ser consumido no período noturno. Experimente hoje mesmo!

Gostou desse conteúdo? Continue em nosso blog para mais conteúdos para você ter uma vida melhor e cuidar muito mais do seu corpo.

4.5/5 - (4 votos)

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leia Também