Loja Oscar Freire

Loja Rappi

Lojas parceiras

Desinblog

Desinchef

E-books

Cursos

Quem somos

Trabalhe Conosco

8 cuidados com o cabelo no verão que são indispensáveis

Verão é época de muita piscina e praia. Mas o cloro, a água do mar e o sol podem ser inimigos da saúde do seu cabelo. Por isso, pontuamos 8 cuidados com o cabelo no verão que são indispensáveis para você curtir a estação sem preocupação! 

cuidados com o cabelo no verão

1. Faça hidratação capilar com mais frequência

Você já deve ter reparado que os cabelos ficam muito ressecados no verão. Esse é o principal efeito da estação. A exposição prolongada aos raios UV fragiliza a cutícula de proteção da fibra capilar, danificando sua estrutura e facilitando a perda de água e nutrientes.  

Soma-se a isto o contato com a água salgada e o cloro da piscina. O cabelo fica igual a uma palha, com pontas secas e aparência opaca. 

Para evitar isso, um dos cuidados com o cabelo no verão é aumentar a frequência da hidratação capilar. Seja em casa ou no salão, o importante é utilizar uma boa máscara de hidratação. Uma vez por semana é suficiente.

 

2. Cuide da sua alimentação

Você pode se hidratar de dentro pra fora ingerindo bastante água e bebidas saudáveis geladas. Lembra também que você sempre pode dar um empurrãozinho para a saúde dos seus cabelos com vitaminas e minerais que vêm da própria alimentação e dos seus hábitos saudáveis. 

 

3. Proteja o cabelo das agressões diárias

Existem produtos capilares destinados a proteger o cabelo das agressões diárias, que são mais intensas no verão devido aos raios UV. Eles podem ser ricos em vitamina E, ceramidas, e outros nutrientes importantes. Shampoos, condicionadores e leave-in devem ser escolhidos conforme o tipo de cabelo, lembre-se disso. 

Além dos produtos, é importante fazer a lavagem correta para remoção de partículas poluentes, células mortas e sebo.

 

4. Cuide do cabelo antes e após o sol

Os cuidados com o cabelo no verão devem acontecer antes e após a exposição ao sol.  

Se você quer pular na piscina ou no mar, que tal molhar o cabelo no chuveiro antes de mergulhar? Ao fazer isso, a fibra capilar absorve a água “limpa” primeiro, o que evita acumular muito sal e cloro. Faça o mesmo após sair da água para retirar o acúmulo dessas substâncias. 

Outra dica importante de cuidados com o cabelo no verão é utilizar produtos de ação reparadora e nutritiva na lavagem, com uma linha voltada para tratar os fios sensibilizados pelo sol. Ao sair do banho, aplique o leave-in de proteção.  

Leave-in é um produto sem enxágue, como cremes de pentear, óleos, sprays e pomadas. Ele pode ter muitas funções, mas têm objetivos comuns, como dar brilho e realçar a maciez, hidratar e selar as cutículas. Há produtos que ainda diminuem o frizz do cabelo ou dão definição aos cachos. Tudo depende da sua necessidade.

 

5. Evite utilizar secador

Haja calor durante o verão, e o secador (e outras ferramentas de styling) só vêm para piorar a sensibilidade dos cabelos. Por isso, um dos cuidados com o cabelo no verão é evitar essas ferramentas.  

Está sem ideias para arrumar o cabelo? Experimente novos penteados, como coque alto ou baixo, rabo de cavalo, trança. 

 

6. Não tome banhos quentes

Se o calor prejudica o cabelo, é natural pensar que uma água muito quente do chuveiro também terá o mesmo efeito. De fato, ela danifica a haste dos fios e agrava a oleosidade do couro cabeludo.  

Prefira água morna durante a lavagem e, se aguentar, faça o último enxágue com água mais fria para aumentar o brilho.  

Na hora de secar, tem outros cuidados com o cabelo no verão. Não passe a toalha com força para não deixar os fios quebradiços e opte por papel toalha para tirar o excesso de água sem deixar frizz. O papel ajuda também a dar mais definição para cabelos cacheados ou ondulados.  

Por fim, adote pentes de madeira. Eles desembaraçam o cabelo e não quebram as fibras capilares.

 

7. Cuide do couro cabeludo oleoso

Existem cuidados com o cabelo no verão específicos para quem tem o couro cabeludo oleoso. A alta temperatura do verão agrava a oleosidade, especialmente na raiz, por causa do suor.  

Por isso, é preciso devolver o equilíbrio à região com um shampoo especial para couro cabeludo oleoso. Ele também ajuda a remover impurezas e resíduos nos fios, devolvendo maciez e brilho ao comprimento.

 

8. Tenha uma rotina de cuidados

De nada adianta adotar todos esses cuidados com o cabelo no verão se você não tiver uma rotina. Sim, seu cabelo também precisa de rotinas. Isso vale principalmente para cabelos ondulados ou cacheados, que ficam mais frágeis e ressecados no verão.  

Devido ao formato natural, os fios desses cabelos não recebem a oleosidade natural produzida no couro cabeludo. Cabelos tingidos e alisados também perdem forças e nutrientes devido aos processos pelos quais passaram.  

A saída é redobrar a atenção com uma rotina, o famoso cronograma capilar, composto por 4 etapas: 

  1. Hidratação para repor a água nos fios e deixá-los mais macios; 
  2. Nutrição para restituir os lipídios e promover a elasticidade; 
  3. Reconstrução para reparar e recompor a fibra capilar e a força; 
  4. Blindagem para selar e proteger a fibra capilar. 

Para realizá-lo, utilize máscaras de hidratação e nutrição intercaladas semanalmente. A reconstrução deve ser feita no máximo quinzenalmente. 

 

 

Está achando que os cuidados com o cabelo no verão se destinam somente às pessoas de cabelos longos? Pode parecer, mas está errado! 

Quem possui fios mais curtos também precisam cuidar dos cabelos na estação mais quente do ano. Essas pessoas têm maior tendência à oleosidade e devem evitar o acúmulo de produtos no couro cabeludo. 

E você? Tem outros cuidados com o cabelo no verão para compartilhar conosco?

 

0 0 vote
Article Rating
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments